U.Porto recebeu mais de duas dezenas de atletas no Campeonato Nacional Universitário de Remo.

Uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze. Foi este o resultado da participação da Universidade do Porto no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Remo, que decorreu no passado dia 9 de julho, em Valbom.

A U.Porto, o Clube Naval Infante D.Henrique, o Clube Fluvial Portuense e o Sport Clube do Porto juntaram-se para organizar “um dos melhores CNU’s de Remo dos últimos anos”, ouvia-se nos bastidores da prova. A competição decorreu na manhã de dia 9 de julho em Valbom junto ao o Clube Naval Infante D.Henrique, fazendo-se valer o bom tempo e a paisagem do rio Douro.

As primeiras medalhas pelos atletas da U.Porto  alcançadas foram na prova de double scull ligeiro masculino, dominada por André Fidalgo e João Rodrigues, da Associação Académica de COimbra (AAC). O resto do pódio foi preenchido pela Universidade, através das duplas Luís Araújo (FEUP) / Pedro Machado (FCNAUP), segundos classificados, e José Dória (FEUP) / Manuel Ferreira (FADEUP), que ficaram com o bronze.

O grande destaque da U.Porto na competição vai, contudo, para Joana Branco (FEUP), que se sagrou sagrar-se campeã nacional de skiff, à frente  de Eva Letícia Gonçalves (FLUP), vie-campeã. No setor masculino, a prova foi dominada por  João Santos (AAC), seguido do seu colega de equipa Manuel Pita, e de Diogo Maia, do IPCoimbra.

Por fim realizou-se a prova de Quadri scull na qual a U.Porto ficou em segundo lugar, atrás da AAC. Em representação da Universidade estiveram José Dória, Manuel Ferreira, Francisco Bernardes (FMUP) e Rui Sousa (ICBAS).

A U.Porto junta assim mais cinco medalhas ao seu palmarés naquela que foi a penúltima competição universitária do ano. Os CNU’s 2013  terminam nos dias 17 e 18 de julho, perído em que o Porto acolhe a etapa final da competição de Voleibol de Praia.