A equipa de Pares de Ténis de Mesa da U.Porto alcançam oito medalhas no CNU da modalidade. (Foto: DR)

Na semana em que comemora o seu 108.º aniversário, a Universidade do Porto faz mais uma vez história no desporto universitário ao conquistar, de forma categórica, os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Squash, Ténis de Mesa e Badminton.

A U.Porto iniciou a semana com a competição de Squash, em que a estudante atleta Catarina Sousa fez um campeonato “limpo” – só com vitórias -, sagrando-se assim campeã nacional universitária. Luiza Sousa, com apenas duas derrotas, alcançou a medalha de bronze.

No CNU de Ténis de Mesa Pares, disputado em Aveiro, assistiu-se a um domínio absoluto e inédito da Universidade do Porto. Todos os onze estudantes da U.Porto que competiram nesta prova saíram com uma medalha ao pescoço, o que culminou na conquista de um total de oito medalhas – três de ouro, três de prata e duas de bronze – em três provas disputadas.

Na competição de pares mistos, a U.Porto surpreendeu tudo e todos com os seus cinco pares a classificarem-se nas primeiras cinco posições, entre as dez duplas participantes. Marta Santos e João Neves alcançaram a medalha de ouro, Joana Mota e Jorge Costa a medalha de prata e Camilla Silva e António Malheiro a medalha de bronze.

A história repetiu-se na competição masculina. Os homens da U.Porto arrasaram a prova com a conquista das medalhas de ouro, prata e bronze. Gonçalo Baptista e Jorge Costa sagraram-se campeões nacionais universitários, Rodolfo Pedra e André Cardoso e Cunha foram vice-campeões e João Neves e António Malheiro alcançaram a medalha de bronze. Atrás dos três pares da U.Porto ficaram os restantes oito pares participantes da Associação Académica de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAveiro), da Associação de Estudantes do Instituo Superior Técnico (AEIST) e da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP).

Catarina Martins e Joana Oliveira são o par campeão nacional universitário de Badminton. (Foto: DR)

No feminino, os pares participantes subiram aos dois lugares cimeiros do pódio. Marta Santos e Joana Mota foram as grandes campeãs de pares femininos, seguidas das vice-campeãs, Margarida Matos e Camilla Silva. Nesta prova participaram cinco pares femininos da AAUTAD, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da AAUAveiro.

No CNU de Badminton pares, também disputado em Aveiro, o par feminino da U.Porto Catarina Martins e Joana Oliveira, foram as mais fortes da competição e, apenas com vitórias, sagraram-se campeãs nacionais universitárias, um feito inédito para esta dupla de badminton.

A U.Porto volta a competir no dia 27 de março, no CNU de Padel, e no dia 31 de março, no CNU de Natação Piscina Longa. Ambas as provas disputam-se em Lisboa.