A equipa de Andebol de Praia feminino confirmou o favoritismo e sagrou-se bicampeã nacional universitária. (Foto: CDUP-UP)

As equipas da Universidade do Porto foram as grandes dominadoras dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Praia, ao conquistarem 14 medalhas (5 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze) nas modalidades de Voleibol de Praia, Rugby de Praia, Andebol de Praia, Futevólei e Futebol de Praia

Das competições disputadas de 6 a 8 de Junho, na Praia de Matosinhos, o destaque vai para as equipas que se sagraran campeãs de Andebol de Praia feminino, Rugby de Praia feminino e masculino, e para as duplas masculinas de Voleibol de Praia e Futevólei.

No Voleibol de Praia, a dupla Fernando Silva e Tomás Silva chegou ao título nacional universitário depois de derrotar na final uma dupla do Politécnico do Porto. As duplas Luís Gomes e David Marques e Rita Rodrigues e Inês Pereira alcançaram as medalhas de bronze nos setores masculino e feminino, respetivamente.

No Rugby de Praia, a U.Porto faz a dobradinha ao sagra-se tricampeã no masculino e campeã no feminino. As equipas da U.Porto voltam a destacar-se ao vencer a todas as instituições participantes em ambas as provas.

Os atletas portuenses conquistaram três medalhas no Voleibol de Praia, incluindo o título nacional no masculino. (Foto: CDUP-UP)

No Andebol de Praia, a equipa feminina sagrou-se bicampeã nacional universitária depois de um trajeto invicto onde somou por vitórias todos os jogos disputados. Um feito que esteve perto de se repetir no setor masculino em que, depois de ter perdido uma meia-final muito competitiva, a equipa da U.Porto acabaria por vencer o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares, alcançando assim a medalha de bronze.

Por último, destaque para o domínio da U.Porto no Futevólei. No setor masculino, os atletas da Universidade  espalharam mesmo magia ao arrecadarem ouro, prata e bronze pelas duplas Miguel Cid / Ciro Araújo, José Pedro Silva / João Souto e Rodrigo Costa / Rui Varajão, respetivamente. No feminino, Sofia Rios e Márcia Ferreira, sagraram-se vice-campeãs nacionais universitárias.

Apenas no Futebol de Praia a U.Porto não chegou ao título nacional, apesar  equipas femininas alcançaram o 2º e 3º lugares no pódio. No masculino, as equipas U.Porto 1 e U.Porto chegaram ambas às meias-finais, mas acabariam arredadas para a disputa do jogo de atribuição da medalha de bronze, que acabaria por ser vencido pela U.Porto 1.

Para além dos atletas/estudantes que marcaram presença nos CNU’s de Praia 2017  com as cores da universidade, há ainda a destacar a prestação da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP), que arrebatou os títulos nacionais em Andebol de Praia masculino e Futebol de Praia masculino.