As equipas de Ténis de Mesa da U.Porto sagram-se campeãs nacionais universitárias no feminino e masculino. (Foto: CDUP-UP)

As equipas da Universidade do Porto estiveram em grande destaque nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Ténis de Mesa, Badminton, Karting e Natação Piscina Curta, ao arrecadarem três títulos nacionais por equipas,  em cinco possíveis, nas quatro competições realizadas durante a última semana, na Invicta.

A jogar em casa – as competições foram organizadas pela U.Porto, através do seu Centro de Desporto (CDUP-UP), com o apoio da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia (AEFEP) – as equipas da Universidade  entraram com o pé direito no Estádio Universitário do Porto, palco das provas de Ténis de Mesa  e Badminton. Grandes dominadores da modalidade na última década, os mesa tenistas da U.Porto voltaram a dominar a prova ao alcançar os títulos coletivos no feminino e masculino e ainda um terceiro lugar com a segunda equipa masculina. A proa feminina foi ganha por  Sara Costa, Camilla Gomes de Oliveira e Silva, Raquel Andrade, Marta Marques dos Santos. No masculino, Jorge Costa, João Neves, Gonçalo Batista e António Malheiro sagraram-se campeões nacionais, liderando um pódio que contou ainda com a presença de Luís Gomes, Rodolfo Pedra e Francisco Fraga (3.º lugar).

No Badminton, os estudantes Gonçalo Barbosa de Almeida, Guilherme Ínsua Pereira, João Luís Ferreira, Inês Sampaio e Lorga, Joana Oliveira e Ana Sofia Dias, conquistaram o troféu do 3.º lugar por equipas. A Universidade de Lisboa foi a grande vencedora da competição, seguida da Associação Académica de Coimbra.

O Karting da U.Porto dominou o pódio do Nacional Universitário. (Foto: CDUP-UP)

No dia 30 de novembro, as decisões do CNU de Karting jogaram-se no  Kartódromo do Cabo do Mundo. Numa prova final recheada de emoções, foi mesmo na última volta que as equipas da U.Porto conseguiram alcançar o primeiro e segundo lugares, entre 39 pilotos participantes. A equipa de Luís Côrte-Real, Ricardo Puerta Guedes e Jorge Moreira foi a vencedora, seguida da equipa de Luis Duarte Moreira, João Brandão e Rui Beleza de Almeida. Em terceiro lugar ficou uma equipa do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Por fim, mais de 170 nadadores de 26 clubes (Instituições de Ensino Superior e Associações Académicas) reuniram-se este domingo na Piscina Municipal da Sra. Da Hora para disputar o CNU de Natação Piscina Curta, prova que contou com o apoio da Matosinhos Sport.

A U.Porto alcançou o 2.º lugar por equipas no CNU de Natação Piscina Curta. (Foto: CDUP-UP)

Para além do segundo lugar coletivo, a U.Porto, que foi apenas superada pela Universidade do Minho, conquistou 12 medalhas (7 de ouro, 2 de prata, 3 de bronze) individuais. Os títulos nacionais universitários da U.Porto foram conquistados em 50m bruços e 100m bruços por Alexandre Amorim, em 50m mariposa e 100m mariposa no feminino por Ana Margarida Rodrigues, e no masculino por Nuno Graça, e nos 4x50m livres masculino por Alexandre Amorim, João Fernandes, Nuno Graça e Bernardo Graça.

As medalhas de prata foram conquistadas nos 50m livres por Ana Faria, e nos 4x50m livres femininos por Ana Rita Faria, Ana Margarida Rodrigues, Marta Rocha, Vânia Neves. A U.Porto venceu  ainda três medalhas de bronze nos 100m livres por Ana Rita Faria, nos 4x50m estilos feminino , com Vânia Neves, Joana Silva, Ana Rodrigues e Ana Faria, nos 4x50m estilos masculino com Luís Oliveira, Alexandre Amorim, Nuno Graça e Bernardo Graça.

Recorde-se que a época desportiva 2018/2019 abriu no final de outubro com a realização do CNU de Ténis Equipas, competição em que a U.Porto se sagrou vice-campeã nacional universitária no masculino, e alcançou o 3.º lugar no feminino.

A próxima prova é já nos dias 6 e 7 de dezembro e será o Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol 3×3, uma organização local da comissão organizadora do Europeu Universitário de Basquetebol 3×3 (U.Porto, P.Porto e FAP).