Para além do troféu coletivo, a equipa de surf da U.Porto viu ainda Nuno Camarinha sagrar-se campeão nacional universitário masculino. (Foto: CDUP-UP)

A Universidade do Porto alcançou este sábado, em Faro, o título de campeã nacional universitária de Surf, um feito nunca antes alcançado pela instituição naquela modalidade.

Disputado ao longo de dois (2 e 3 de fevereiro), na Praia de Faro, o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Surf foi totalmente dominado pelos surfistas portuenses. Para além da vitória coletiva, a U.Porto “sacou” ainda um inédito título individual no setor masculino, pelo atleta estudante Nuno Camarinha. No feminino, Alba Rodriguez obteve a melhor classificação individual ao subir ao terceiro lugar do pódio.

Para além dos estudantes já referidos, a equipa da U.Porto, contou ainda com os contributos decisivos de Anastasia Bezpalaya, Vítor Almeida, Vasco Fraga e Pedro Marques. Ao todo, o CNU de Surf 2018 reuniu 33 atletas estudantes de todo o país, provenientes de dez instituições de ensino superior.

Mas das praias de Faro podem ainda chegar mais boas notícias para o desporto da U.Porto. É na capital algarvia que encerra esta segunda-feira o  Campeonato Nacional Universitário de Bodyboard. Para já a U.Porto tem três estudantes na corrida às medalhas (Octávio Silva e Bernardo Machado estão nos quartos-de-final e Filipe Maçães está a disputar a segunda ronda). Menos sorte tiveram Bogdan Goleminov e Miguel Sá, eliminados na primeira e segunda ronda, respetivamente.

O fim-de-semana desportivo ficou ainda marcado pela participação da U.Porto no CNU de Duatlo, disputado em Rio Maior. Apesar de não terem chegado às medalhas, os estudantes Pedro Silva e Miguel Barros tiveram prestações honrosas, terminando, respetivamente, em 6.º e 9.º lugar, entre os 18 atletas de nove instituições de ensino superior presentes.

A equipa de bodyboard sonha ainda com medalhas nos CNU’s 2018. (Foto: CDUP-UP)

Ainda esta a semana, no dia 7 de fevereiro, a U.Porto vai disputar o CNU de Padel no Clube de Ténis do Porto. A prova vai contar com a participação de cerca de 60 estudantes atletas de 12 instituições de ensino superior.