A Universidade Porto disputou nos dias 23 e 24 de maio em Vila Real o Campeonato Nacional Universitário de Futebol 7, saindo vencedora pela primeira vez em ambas as competições, feminina e masculina.

“Ousadia, Alegria…UUUPORTO!” gritavam em todos os jogos com o desejo de que fosse desta vez…e foi mesmo. Para chegar ao seu primeiro título na modalidade, a equipa masculina da U.Porto realizou um campeonato “inaculado”, sem qualquer derrota. “Fomos tremendos, vencemos três jogos na fase de grupos, depois vencemos na meia final e, por último, numa final frenética contra os detentores do título (que nos venceram na final do ano passado) conseguimos o nosso objetivo”, conta Emanuel Guedes, treinador da equipa de Futebol 7 masculino.

Segundo o treinador, foi a experiência acumulada nas duas edições anteriores (2.º e 4.º lugares) que levou a equipa a alcançar a vitória na final e a encarar o CNU deste ano com ambição renovada. “Sabíamos que tínhamos estado perto, que se fossemos unidos e jogássemos com alma podíamos vencer”. E assim foi. A U.Porto derrotou o IPGuarda na final em penaltis, após o empate a uqatro golos no tempo regulamentar. “Os jogadores que foram espetaculares, com muita entrega e dedicação, respeitaram os adversários e mesmo em situações de desvantagem foram guerreiros e deram a volta”, revela Emanuel Guedes, revelando como “segredo” da vitória “o nosso trabalho de selecionar e depois construir uma equipa tem que ter como base a superação, a vontade de vencer e um espírito de solidariedade entre todos os elementos da equipa que depois nos permitiu ser Campeões”.

A equipa feminina de Futebol de 7 sagrou-se hexacampeã nacional, garantindo assim um lugar no Europeu Universitário de Futebol que se disputa este ano, no Porto. (Foto: CDUP-UP)

No setor feminino, o título é o sexto consecutivo, mas o entusiasmo não se esbate. “Ganhar seis anos seguidos pode parecer fácil, mas não é. Cada campeonato tem as suas dificuldades e a conquista dos mesmos reflete a entrega e dedicação na preparação e acima de tudo a paixão das nossas jogadoras pelo jogo, que ao somar à qualidade individual de cada uma tornam a equipa unida e forte”, explica o treinador, Daniel Chaves. A U.Porto terminou o Campeonato sem derrotas, vencendo a equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro na final por 3-0. O treinador destaca ainda a estrutura organizativa das equipas, nomeadamente o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e explica que esta vitória “é o culminar do trabalho efetuado ao longo de cada ano”.

A equipa feminina irá representar a Universidade do Porto no Campeonato Europeu Universitário de Futebol, que este ano se realiza no Porto, numa organização da Federação Académica do Porto.