Seleção de Natação da U.Porto conquista o título nacional universitário.

A seleção de Natação da U.Porto conquistou mais um título nacional universitário.

A Universidade do Porto esteve em plano de destaque nos diferentes Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) que, entre os dias 19 a 26 de abril, mobilizaram cerca de 2500 atletas estudantes de 80 instituições de ensino superior de todo o país para Braga, Guimarães, Valbom e Póvoa de Varzim. Das 19 competições possíveis, a U.Porto esteve representada em 11, nas quais arrecadou 71 medalhas (28 de ouro, 22 de prata e 21 de bronze).

O grande destaque vai para equipas de Rugby 7s feminino e masculino que, de forma inédita, subiram ambas ao primeiro lugar do pódio para reclamar o título nacional universitário.

Inédito foi também a conquista do heptacampeonato pela seleção de Atletismo da U.Porto no CNU de Pista Ar Livre. Com uma participação massiva de 52 atletas de 14 faculdades diferentes, esta delegação alcançou 20 medalhas, quatro das quais de ouro, oito de prata e oito de bronze.

A “chuva de medalhas” aconteceu também no CNU de Natação Piscina Longa, que teve lugar na Póvoa de Varzim. Os 29 atletas que constituíram a delegação da U.Porto alcançaram o título coletivo ao somarem 11 medalhas de ouro, 7 de prata e 4 de bronze.

Em grande destaque estiveram também 25 remadores e os seis canoístas que representaram a Universidade nos CNU’s de Remo e Canoagem, que a U.Porto organizou em Valbom. A delegação de Remo alcançou um total de onze medalhas e a equipa de Canoagem arrecadou sete medalhas.

A seleção de Andebol feminino chegou à final sem derrotas, mas viu mais uma vez o título a escapar-lhe das mãos frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro, vencendo desta forma a medalha de prata.

cnu remo peq

A jogar “em casa”, a delegação de Remo trouxe um total de onze medalhas para a Universidade.

Na competição de Judo, a U.Porto conquistou uma medalha de prata por Ana Azevedo (FCUP) nos -70kg e duas medalhas de bronze por Catarina Baía (ICBAS) nos -63kg e Pedro Carvalho (FADEUP) nos -81kg.

No CNU de Escalada, a U.Porto sagrou-se vice-campeã nacional por equipas. Nesta terceira e última prova do ano, Escalada Dificuldade À Vista, a Universiade alcançou a medalha de ouro por João Sabugueiro (FFUP) e Manuel Carvalho (FLUP).

Já as formações de Hóquei em Patins da U.Porto e de Corfebol não conseguiram passar os quartos-de-final dos CNU’s.

Foram dias vitoriosos para uns e amargos para outros, mas o balanço final para a U.Porto “foi mais do que positivo”, revela Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), responsável pela organização das seleções da U.Porto, “não apenas pelas medalhas conquistadas mas pela entrega e espírito de sacrifício que os nossos atletas evidenciam sempre”.

Para Fernando Remião, pró-reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto, a participação de mais de 200 estudantes da U.Porto nos CNUs é “um motivo de muito orgulho para a Universidade. A conquista de medalhas e de títulos resulta do esforço dos atletas, treinadores, e de toda a equipa de apoio do CDUP-UP. Estão todos de parabéns!”

Também em destaque estiveram as Associações de Estudantes das faculdades da Universidade do Porto que competiram nestes campeonatos. A Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP) venceu três  medalhas de prata (Basquetebol masculino, no Voleibol feminino e no Futebol de 11 masculino) e três de bronze (Hóquei em Patins masculino, Voleibol masculino e Futsal feminino). Já a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP) conseguiu alcançar o título de vice-campeã nacional universitária no Voleibol masculino e a medalha de bronze no Basquetebol feminino.