A U.Porto conquistou o seu primeiro título de campeã nacional universitária de Basquetebol 3x3.

Três dias, cinco Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), onze medalhas e três títulos coletivos. Assim se resume a participação dos estudantes da Universidade do Porto nos CNU’s de Basquetebol 3×3, de Taekwondo, de Escalada Dificuldade À Vista, de Padel e de Pólo Aquático, disputados no passado fim-de-semana.

O sucesso começou a desenhar-se na sexta-feira, com a conquista do CNU de Basquetebol 3×3 masculino, que se realizou na cidade de Braga. Na final da competição, a U.Porto, representada pelos atletas João Oliveira (FEUP), Pedro Catarino (FADEUP) e Joaquim Pires (FADEUP). derrotou os anfitriões da AAUM por 19-18.

Sábado foi a vez da Escalada fazer história, novamente em Braga. No CNU de Escalada Dificuldade À Vista, a Universidade atingiu um feito inédito ao vencer duas medalhas de ouro no setor masculino, por João Sabugueiro (FEUP) e Manuel Carvalho (FLUP). No setor feminino, a U.Porto alcançou o título de vice-campeã nacional universitária, fruto dos desempenhos de Ana Adão (FCUP), que atingiu a final da prova, e de Ângela Bessa (FCUP).

Ainda no sábado, a U.Porto desceu até Évora para disputar o CNU de Taekwondo. O grande destaque vai para Daniela Magalhães (FADEUP), que alcançou um segundo lugar nos combates em – 57Kg femininos e uma medalha de bronze no Pomsae KUP feminino.

Já no domingo, a Universidade deu nova demonstração de força no CNU de Padel, disputado em Lisboa. A dupla feminina Maria Inês Gomes (FDUP) e Camila Vaz (FADEUP) e a dupla masculina Lorenzo Laporta (FADEUP) e Tomás Veloso (FEP) sagraram-se campeãs nacionais universitárias. Em pares mistos, a U.Porto sagrou-se vice-campeã nacional com a dupla Camila Vaz e Tomás Veloso, enquanto Lorenzo Laporta e Maria Inês Gomes completaram o pódio na terceira posição.

O fim-de-semana de sucesso da U.Porto terminou com a conquista de mais uma medalha de prata, desta vez no CNU de Polo Aquático. Nas piscinas de Guimarães, a equipa da U.Porto venceu três dos quatro jogos do campeonato perdendo apenas frente à UCP-P, que levou o título de campeã.

Nestes três dias a U.Porto totalizou assim cinco títulos de campeã nacional, quatro medalhas de prata e duas de bronze, reforçando a liderança do desporto nacional universitário.