Estudantes da U.Porto ocuparam todos os lugares do pódio na prova de Quadri scull Masculino.

A Universidade Porto foi a grande vencedora do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Remo ao arrecadar três títulos de campeã nacional, duas medalhas de prata e uma de bronze na competição que disputou a 25 de abril, em Valbom, numa organização da U.Porto, em parceria com a Associação de Remo do Porto.

Um ano depois de ali ter coorganizado “um dos melhores CNU’s de Remo dos últimos anos”, a U.Porto regressou às águas do Rio Douro para conquistar o estatuto de maior potência do remo em Portugal. Um dos grandes destaques da competição vai para André Pereira, estudante da Faculdade de Medicina (FMUP) que se sagrou campeão nacional de skiff, à frente de Diogo Maia, do IPCoimbra (IPC) e de João Santos, da Associação Académica de Coimbra (AAC). Na mesma prova, mas no setor feminino, Joana Branco (FEUP) falhou a revalidação do título conquistado em 2013, quedando-se pelo segundo lugar  – atrás de Inês Pocinho(IPC) – e consequente medalha de prata.

André Pereira regressaria novamente à água, ao lado de Miguel Menezes (FAUP), para conquistar o ouro na prova de double scull ligeiro masculino, impondo-se às duplas Bruno Pereira / Pedro Almeida (AAUAv ) e Diogo Freixo/ Ricardo Gonçalves (IPVC ). A dupla Vitor Bermudes (FDUP) / Pedro Almeida (FEUP), ficou em quarto lugar numa competição que contou com seis duplas da Universidade entre os primeiros oito classificados.

O melhor resultado da U.Porto acabou por surgir, contudo, na prova de Quadri scull  Masculino. Num pódio totalmente preenchido por estudantes da Universidade, o destaque vai para o título nacional alcançado por Miguel Menezes, Vitor Bermudes, Pedro Almeida e Rafael Barbosa (FCUP), à frente das equipas constituídas por Manuel Ferreira (FADEUP), Luís Araújo (FEUP), Tomás Neves (FBAUP) e José Dória (FEUP), novos vice-campeões nacionais, e por Francisco Bernardes (FMUP), Gonçalo Reis (FFUP), José Lotário Santos (FMUP) e Rui Sousa (ICBAS), que alcançaram a medalha de bronze.

Com esta vitória, a comitiva da U.Porto – orientada por David Ricardo Cardoso e composta por 17 estudantes/atletas. – garantiu mais uma presença para a Universidade nos EUSA Games, que se realizam de 30 de julho a 1 de agosto, em Roterdão (Holanda).