CNU Triatlo 2014

Gil Maia (ao centro) e Tiago Maia (à dir.) venceram, respetivamente, as medalhas de ouro e de bronze na prova masculina (Foto: FADU)

A Universidade do Porto revalidou, no passado dia 10 de junho, o título coletivo de campeã nacional universitária de Triatlo, garantido durante o Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, que se disputou em paralelo com o XXXI Triatlo de Peniche.

Em pleno Dia de Portugal e das Comunidade Portuguesas, quem mais brilhou foi Gil Maia, estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) que se sagrou campeão nacional no setor masculino. O atleta da U.Porto amealhou ainda o título nacional no grupo de idade 20-24 anos e a vitória absoluta no Triatlo de Peniche.

Depois de conquistar o seu primeiro título de campeão nacional universitário (tinha sido medalha de prata em 2013), e já com a atenção focada no campeonato da Europa de Triatlo Sub-23, Gil Maia destacou “uma prova que correu na perfeição, onde após um bom segmento de natação e um início de ciclismo muito forte, consegui isolar-me (…). Cheguei à corrida com uma margem algo confortável, o que me permitiu correr descontraído fazendo ainda assim o melhor parcial neste segmento”.

Para o título coletivo da U.Porto contribuiu também a medalha de bronze conquistada por Tiago Maia. O pódio da prova masculina ficou completo com  a presença de João Ferreira, estudante da Associação Académica de Coimbra e novo vice-campeão nacional universitário.