Lançado em 2006, o a parceria Carnegie Mellon Portugal tem apostado no reforço da ligação da investigação académica à indústria.

Na próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro, o encontro “Um Ecossistema Empreendedor com Universidades e Empresas nas Tecnologias de Informação e Comunicação” junta investigadores de todo o país no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL – Campus da Alameda). Este encontro, promovido pelo Programa Carnegie Mellon Portugal, marca formalmente a apresentação da estratégia para os próximos anos da parceria.

A sessão de abertura (10 horas) será marcada pela intervenção de  João Claro, professor e investigador da U.Porto e  novo diretor nacional do Programa, que irá apresentar as linhas fundamentais para esta segunda fase do CMU Portugal. A sessão de abertura conta ainda com a presença de Leonor Parreira, Secretária de Estado da Ciência, de Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e também dos Reitores das Universidades do Porto e Técnica de Lisboa, José Carlos Marques dos Santos e António Cruz Serra.

Após as intervenções da sessão inaugural, os participantes vão poder assistir a uma sessão com o tema “Para um Contexto de Criatividade na Ciência e Elevado Potencial nos Negócios” (11h30). No período da tarde, o programa inicia com a apresentação de alguns exemplos do que poderão incluir as Iniciativas Empreendedoras de Investigação da segunda fase do programa (14 horas), e a três sessões paralelas (15 horas), focadas em algumas das áreas-chave: “Ligação entre Ciência e Mercado”; “Construção e Exploração de Bancos de Ensaios”; e “Promoção de Investigação Interdisciplinar”.

Durante todo o evento estão previstas intervenções de várias personalidades que ao longo da primeira fase desempenharam um papel de destaque na liderança, na gestão e na avaliação externa deste programa. O encerramento do Simpósio Inaugural (17h30) conta com as notas finais dos líderes do Programa, do presidente do Comité de Avaliação Externa, e do Secretário de Estado para o Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira.

Esta iniciativa pretende dar a conhecer as novas áreas estratégicas do Programa Carnegie Mellon Portugal, para além de mostrar o impacto da investigação colaborativa e dos programas duais de formação avançada e promover as Iniciativas Empreendedoras de Investigação.

Mais informações sobre o Simpósio Inaugural disponíveis no sítio do Programa Carnegie Mellon Portugal.