Blautouch recebe o segundo reconhecimento internacional

A “Blautouch”, uma superfície de trabalho interativa para laboratórios, desenvolvida pela Laborial em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Edigma, é a grande vencedora da edição 2013 do Cleanroom Award, galardão atribuído pela Reinraum Akademie GmbH no âmbito do Cleanzone, evento de referência a nível mundial na área dos ambientes controlados.

A Blautouch foi desenvolvida no decurso do projeto de I&D&I (investigação desenvolvimento e inovação) “Intellab – LaboratóriosInteligentes” financiado pelo QREN.

Construído por materiais resistentes aos reagentes e aos desinfetantes mais agressivos e desenvolvido segundo as mais recentes diretrizes do “hygienic design”, a Blautouch permite substituir dispositivos como computadores, teclados e ratos, que são grandes focos de contaminação existentes nas salas brancas e nos espaços críticos laboratoriais e hospitalares.

O produto foi inicialmente selecionado entre várias candidaturas, para um grupo de cinco finalistas nomeados por um colégio de especialistas internacionais. Entre os finalistas estavam projetos como “A próxima geração de câmaras de fluxo laminar”; “A primeira porta certificada para salas brancas”; “Conceito inovador para salas brancas: maximização da eficiência energética e minimização das emissões de CO2 do ar condicionado das salas brancas através do uso combinado de refrigeração, aquecimento e corrente elétrica” e ainda “Solução de lavandaria para salas brancas TersusTM com CO2 líquido”. No entanto, foi a Laborial que teve o projeto reconhecido e eleito como Cleanroom Award 2013.

Este prémio consolida a posição e notoriedade da Blautouch no mercado europeu, sendo este já o segundo reconhecimento internacional após o prémio de inovação atribuído no passado mês de março em Paris, a propósito da Contamin Expo 2013, organizado pela Association pour la prévention et l’étude de la contamination (ASPEC) e pela revista especializada Salles Propres.

A Blautouch é atualmente comercializada na Alemanha pela Basan GmbH, empresa do grupo VWR dedicada ao segmento de produtos para sala branca.

A entidade responsável pela organização dos Cleanroom Awards, Reinraum Akademie GmbH, é uma organização alemã de referência no domínio das salas brancas, cuja principal função passa por apoiar as empresas deste segmento na otimização dos seus processos de trabalho, na formação dos seus gestores e ainda na melhoria da qualidade dos produtos. Para isso, oferecem uma gama abrangente de seminários, eventos e cursos de formação sobre salas brancas.

O Cleanroom  2013 decorreu entre os dias 22 e 23 de outubro, em Frankfurt (alemanha).