O CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde promove no próximo dia 4 de março, a partir das 15h00, no átrio da Reitoria da Universidade do Porto, uma sessão de demonstração da APP ARCADE, uma aplicação móvel especialmente pensada para crianças com asma. Destinado a crianças com asma entre os 4 e os 10 anos de idade e respetivos pais, o evento é gratuito e inclui muitas surpresas para uma tarde bem passada.

O objetivo da sessão é que as crianças e os pais experimentem a nova aplicação, deem a sua opinião e que se divirtam a jogar com o Fred, um pequeno dragão com asma, e com o seu amigo Pix.

Na altura, serão disponibilizados tablets/smartphones aos participantes para que possam explorar os jogos que integram a APP ARCADE, como um jogo de piratas e um jogo de bolas de sabão, sendo que a principal missão é cuidar bem do dragão Fred para que este não fique com asma.

Uma das principais inovações desta aplicação móvel é que, em vez de utilizarem só os dedos, os jogadores têm de soprar para controlar os jogos. Os dados recolhidos através do sopro permitirão, futuramente, analisar parâmetros de função respiratória, fundamentais na monitorização do controlo da asma.

Além de terem a oportunidade de conhecer esta app em primeira mão, as crianças e pais que se inscreverem no evento estarão a contribuir para o seu desenvolvimento, na medida em que as suas opiniões e sugestões poderão ser incorporadas no produto final, que será lançado brevemente no mercado.

No futuro, a aplicação deverá constituir-se como uma ferramenta divertida e útil para o seguimento das crianças com asma, permitindo, inclusivamente, detetar situações de emergência.

A aplicação móvel ARCADE (combinação de “ar” e jogos de arcada) resulta da investigação realizada pela MEDIDA, spin-off do CINTESIS, com a coordenação de João Fonseca, médico imunoalergologista, professor e investigador desta Unidade I&D da Universidade do Porto. Note-se que a MEDIDA/CINTESIS já desenvolveu várias aplicações na área da asma e da rinite alérgica, tais como a ZASma e o mCARAT, que estão disponíveis para download.

O projeto ARCADE iniciou-se com a colaboração de alunos de Design e Comunicação Multimédia da Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia da UP, com o apoio do MIL – Media Innovation Labs. Este evento é uma parceria do CINTESIS, a MEDIDA e com o MIL – Media Innovation Labs.

A participação neste evento é gratuita, mediante inscrição prévia através do seguinte formulário: https://goo.gl/AObjCo.