Inovação, articulação e colaboração foram algumas das palavras utilizadas para o compor o mural do CINTESIS

Cerca de 100 investigadores de norte a sul do país marcaram presença no Encontro do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, que se realizou no passado dia 15 de fevereiro, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

O encontro, que assinalou o arranque de mais um ano de trabalho, teve como objetivo aproximar os investigadores do CINTESIS espalhados por diversas instituições, em Portugal e no estrangeiro, promovendo o networking e o espírito de equipa.

De acordo com o coordenador do CINTESIS, Altamiro da Costa Pereira, esta foi uma excelente oportunidade para “pensar o futuro” e delinear estratégias conjuntas que permitam continuar a afirmar a Unidade de I&D no panorama científico nacional e internacional.

“Criatividade, rigor e profissionalismo” são características da “marca” CINTESIS que, para o responsável, devem caminhar sempre juntas, mantendo-se “uma estrutura leve e eficiente” e privilegiando, como até aqui, “uma lógica de integração e de proximidade”.

O coordenador prevê que o ano de 2017 seja “pródigo” em prémios e em candidaturas, esperando-se um reforço da atividade da Unidade em áreas como a saúde pública e a realização de um evento científico no qual os investigadores do CINTESIS poderão apresentar e partilhar publicamente os seus projetos e as suas ideias. As mulheres deverão assumir um especial protagonismo na organização do evento.

Finalmente, Altamiro da Costa Pereira lançou um repto aos jovens para que se juntem a este esforço de desenvolvimento e “tomem conta do CINTESIS”.

Num registo bastante informal, os investigadores foram ainda desafiados a partilhar o que pensam sobre o CINTESIS, completando, em conjunto, um mural com o nome da Unidade. “Inovação, rede, articulação, colaboração, comunicação, partilha, multidisciplinaridade e excelência” foram algumas das palavras utilizadas pelos convidados.