O CINTESIS vai estar representado no Portugal eHealth Summit pelos seus investigadores e por três spin-off’s. (Foto: CINTESIS)

CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, sediado na Universidade do Porto, vai estar fortemente representado no Portugal eHealth Summit, um evento de dimensão internacional dedicado à valorização do processo de Transformação Digital da Saúde, que decorre entre os dias 4 e 6 de abril no Meo Arena, em Lisboa.

Ricardo Correia (investigador do CINTESIS e docente da FMUP que é cofundador de três das spin-off’s com sede naquela unidade de I&D) e Miguel Coimbra (cofundador da IS4Health, investigador do Instituto de Telecomunicações e docente da FCUP)  foram convidados para participarem no evento, na qualidade de palestrantes.

A encabeçar a sessão intitulada “From Knowledge to market (and to users): como criar valor em saúde com base na inovação digital” estará Ricardo Correia. Miguel Coimbra irá falar sobre “Os desafios das soluções móveis em saúde – Da investigação ao mercado”, explicando “como transformar uma ideia de investigação num produto de ensino da auscultação e numa tecnologia de telemedicina com elevado potencial clínico”.

As empresas  VirtualCareHealthySystems e IS4Health também foram selecionadas para integrarem a feira de inovação em Saúde no âmbito do Portugal eHealth Summit.

A VirtualCare, que obteve recentemente a chancela Spin-off U.Porto Inovação, vai apresentar, pela mão de Tiago Costa, o ObsCare – um software de recolha e análise de dados que está a ser instalado em todos os Serviços de Ginecologia dos hospitais públicos do Norte de Portugal e que começa a ser solicitado para o resto do país.

Já a HealthySystems será representada por vários dos seus membros e dará a conhecer as suas soluções HS.HELIOS e HS.REGISTER, que agilizam as integrações de dados provenientes de sistemas de informação de saúde heterogéneos e garantem a rastreabilidade da informação clínica entre múltiplas plataformas.

Pedro Gomes vai estar à frente do stand da IS4Health. Esta startup vai realizar demonstrações com o IS4Learning, um estetoscópio digital associado a “um spotify do coração e dos pulmões onde os álbuns são doenças”.

Para os fundadores das spin-offs do CINTESIS, os convites endereçados pelo SPMS representam “um reconhecimento pelo sucesso destas empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras na área das Tecnologias da Saúde” e “uma oportunidade de partilhar lições aprendidas com o ecossistema nacional de inovação”.

Promovido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Portugal eHealth Summit “centra-se num modelo de debate, conferência e entrevistas sobre diversos temas relacionados com a Inovação de Sistemas de Informação, Interoperabilidade, TeleSaúde, Segurança e Proteção de Dados, Big-Data, App’s e Mobilidade, e-Procurement, e-Commerce, Literacia em Saúde, Robótica, Cloud, entre outros”, refere a organização.