"Fuligem", CINANIMA 2015

O filme “Fuligem”, dos portugueses Vasco Sá e David Doutel, foi o vencedor do Grande Prémio CINANIMA 2014. (Foto: DR)

A Universidade do Porto volta este ano a associar-se ao CINANIMA – Festival de Cinema de Animação de Espinho para a apresentação em plena Baixa do Porto de vários programas do Pré-Festival 2015.

Durante quatro noites, o edifício da Reitoria da U.Porto vai assim transformar-se numa sala de cinema aberta a toda a população. Por ali vão passar quatro programas temáticos que servirão de “aperitivo” para a 39.ª edição do CINANIMA, a decorrer em Espinho, entre 9 e 15 de novembro.

O Programa Pré-Festival CINANIMA 2015 arranca a 15 outubro, quinta-feira, com uma projeção dos filmes premiados na edição 2014 do festival. A 23 de outubro, será a vez dos trabalhos finalistas à edição deste ano do Cartoon D’Or, o galardão conferido à melhor curta-metragem de animação, de produção europeia.

Ainda em outubro, no dia 30, serão exibidos alguns dos filmes que passaram pelo Anima Mundi – conceituado festival de cinema de animação brasileiro – que decorre no Rio de Janeiro e em S. Paulo. A última sessão do ciclo está marcada para 6 de novembro e contempla filmes produzidos pela National Film and Television School, do Reino Unido.

As sessões vão decorrer no Auditório Ruy Luís Gomes e têm início às 22h30. A entrada é livre.

Mais informações em www.cinanima.pt.