A cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais do CIIMAR contou com a presença de Maria João Ramos, vice-reitora da Universidade do Porto e João Coimbra, ex-presidente da direção do CIIMAR.

A cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais do CIIMAR contou com a presença de Maria João Ramos, vice-reitora da Universidade do Porto e João Coimbra, ex-presidente da direção do CIIMAR.

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) tem uma nova direção para o triénio 2016 – 2018, presidida por Vítor Vasconcelos e composta também por Luísa Valente, Filipe Castro, Miguel Santos e Natividade Vieira.

Reconduzido no cargo que assumiu pela primeira vez em 2013, Vítor Vasconcelos aponta como prioridades para os próximos três anos “estimular a excelência e autonomia científica do CIIMAR, potenciar os recursos existentes e atrair investigadores promissores” assim como “aproximar o CIIMAR do público em geral”, posicionando o centro como “prestador de serviços de excelência na área do Mar”.

Com a mudança de instalações para o novo edifício do Porto de Leixões, o CIIMAR terá excelentes condições para continuar a sua missão e ser capaz de interagir mais diretamente com muitas entidades e empresas, tais como APDL, IPMA, DOCAPESCA, restaurantes locais, indústria conserveira, entre outros. Por outro lado, esta nova localização irá permitir criar “o ambiente perfeito para o estabelecimento de novas colaborações” que irão conduzir à transferência de tecnologia e a uma maior aposta em fundos regionais, nacionais e europeus disponíveis para a realização de atividades de copromoção com a indústria, refere o presidente da nova direção do CIIMAR.

Vítor Vasconcelos é professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sendo também diretor do programa doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura (U. Porto e U. Minho). É membro do European Marine Board desde 2011, sendo avaliador regular de bolsas e projetos na área das Ciências do Mar e do Ambiente na FCT e suas congéneres de França. República Checa, Israel, Chile, entre outras.