Antony Jinman apresentou o seu programa de educação polar

Antony Jinman apresentou o seu programa de educação polar

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha a Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) reuniu a comunidade portuguesa que se tem dedicado ao estudo multidisciplinar e à divulgação das regiões polares.

Durante dois dias, de 30 a 31 de outubro,  65 participantes de oito nacionalidades estiveram reunidos na 6ª Conferência Polar Portuguesa para apresentarem os resultados mais recentes das suas atividades de investigação, nas áreas da ciência da vida e da terra, ciências biológicas e sociais.

A primeira sessão da conferência, aberta ao público em geral e curiosos das regiões polares, contou com a participação de Antony Jinman, um explorador polar pioneiro em dar uso à tecnologia para partilhar as suas expedições através da “aprendizagem ao vivo”. Estiveram ainda presentes os oradores Jose Retamales, Diretor do Instituto Antártico Chinelo (INACH), Holger Hintelmann (Trent University, Canada) especialista na biogeoquímica de contaminantes no Ártico, Gerlis Fungmann presidente da Associação Internacional de Jovens Investigadores Polares (APECS-International) e ainda José Xavier (Investigador do MARE e do British Antarctic Survey).

Paralelemente à conferência, esteve em exibição uma exposição fotográfica “Nos limites da Ciência” que reuniu fotografias recolhidas por Cientistas Portuguesas enquanto de encontravam em missões no Ártico e Antártida, bem como a apresentação do projeto “Um diário à Antártida” da TVU, CIIMAR e PROPOLAR, no âmbito no projeto NITROEXTREM.