Pechakucha e Fishbowl serão duas das metodologias de comunicação adotadas na IMSCC 2014

Algumas das mais respeitadas figuras  no campo da comunicação da ciência a nível nacional e internacional vão estar no Porto de 8 a 9 de setembro deste ano, para participar na “First International Marine Science Communication Conference – New Tools and Practices – IMSCC 2014, uma conferência pioneira em Portugal, organizada pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), em parceria com o Painel de Comunicação do European Marine Board (EMBCP) e a Ciência Viva.

Focada na importância do mar e seus recursos, a conferência tem cvomo grande objetivo destacar a importância da comunicação das ciências marinhas. Será por isso um espaço ideal para debater a criação de novos projetos e ações de comunicação de ciência; incentivar o diálogo entre cientistas, jornalistas, empresas, decisores políticos e o público em geral; e realçar a importância dos media para a comunicação das ciências marinhas e identificar novas práticas e ferramentas de comunicação.

A conferência vai  adotar duas metodologias de comunicação inovadoras: a Pechakucha (para as apresentações orais), e o Fishbowl (para os workshops), de forma a potenciar a partilha de conhecimentos e recursos e fomentar o diálogo entre os participantes (investigadores e comunicadores de ciência) e os diversos oradores.

A IMSCC 2014 contará com a presença de dois oradores principais de renome internacional: Nancy Baron (Diretor of Science Outreach for COMPASS, USA) e David Braun (Digital Outreach Diretor at National Geographic Magazine, USA), assim como outros oradores internacionais para os workshops: Stephen Curry; Beatrice Lugger; Guy Baker; Emilio Fernández Suárez e Ivvet Modinou, Entre os oradores nacionais estarão os jornalistas Luís Henrique Pereira e António Granado e ainda Patrícia Filipe (Oceanários de Lisboa) e Catarina Gonçalves (Associação Bandeira Azul).

Numa era em que a comunicação de ciência é primordial em qualquer projeto científico, a IMSCC 2014 permitirá também capacitar os investigadores e comunicadores de ciência com novos conhecimentos e práticas passíveis de serem aplicadas em projetos futuros, como o programa Horizonte 2020, coadjuvando o seu sucesso.

Sendo a primeira conferência desta temática a ser realizada em Portugal e na Europa, IMSCC 2014  procurará ser uma rampa de lançamento para impulsionar a discussão e implementação de boas práticas de comunicação das ciências marinhas, utilizando as novas ferramentas de comunicação disponíveis atualmente.

Como participar?

Os interessados poderão submeter um resumo de uma apresentação até ao dia 30 de maio, selecionado um dos seguintes temas: “Marine Science Communication: Citizen Science and Community Learning” e “Marine Science Communication projects: the Internet Era”. As inscrições decorrem até 30 de junho, sendo que a tarifa reduzida será aplicada apenas até ao dia 15 de maio.