Ciimar será o ponto de contato nacional para a organização de futuras reuniões colaborativas

Ciimar será o ponto de contato nacional para a dinamização de futuras reuniões colaborativas

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) recebeu no passado mês de maio uma delegação marroquina liderada pelo Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica de Marrocos, Prof. Lahcen Daoudi, e contou ainda com  a presença do  Secretário de Estado do Ensino Superior de Portugal, Prof. José Ferreira Gomes, e membros do Ministério da Educação e Ciência e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Durante a visita foram apresentadas as principais áreas de investigação do CIIMAR bem como as diversas atividades de cooperação já existentes com universidades de Marrocos, como a Universidade Cadi Ayyad de Marrakesh e a Universidade Chouaib Doukkali de El Jadida. O coordenador da rede marroquina de ciências marinhas, Prof. Omar Assobhei, da Universidade Sidi Mohammed Bem Abdellah em Fès, salientou a cooperação já existente com o CIIMAR e as oportunidades futuras nas áreas da biodiversidade, funcionamento dos ecossistemas e alterações climáticas e valorização dos recursos marinhos.

Marrocos tem uma grande vocação litoral, com 3500 km de zonas costeiras entre o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, constituindo um potencial enorme em áreas de investigação comuns a Portugal, tendo em consideração as alterações globais e os seus impactos.

O CIIMAR será o ponto de contato nacional com a rede marroquina dinamizando a preparação de uma reunião interministerial a decorrer em setembro de 2014, onde propostas de projetos âncora serão apresentados.