Estudantes e professors visitam as instalações do CIIMAR

O navio Creoula iniciou a sua viagem no passado dia 21 de agosto no porto de Avilés, Espanha.

A Universidade Itinerante do Mar atraca hoje, 26 de agosto, junto ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O veleiro histórico da Marinha Portuguesa NTM Creoula chega ao Porto, trazendo a bordo os últimos 31 universitários participantes na edição 2016 da Universidade Itinerante do Mar (UIM), uma iniciativa conjunta de Universidade do Porto, Escola Naval e Universidade de Oviedo.

A tripulação e o seu comandante irão ser recebidos por Vitor Vasconcelos, presidente da Direção do CIIMAR, Maria João Ramos, Vice-Reitora da U.Porto, Rodrigo Ozorio, diretor da UIM, e representantes das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos. De seguida, a tripulação irá realizar uma visita guiada aos laboratórios do CIIMAR onde os estudantes terão a oportunidade de contactar com investigadores de diferentes áreas das ciências marinhas e ambientais.

Com 10 anos de existência, a UIM procura “proporcionar aos estudantes do ensino superior, de qualquer área do saber ou ciclo de estudos, uma experiência de formação rica e diversificada, envolvida num ambiente multidisciplinar e em cooperação, onde a componente principal é dar plena propriedade ao lema da iniciativa: “Conhecimento e Aventura”” refere Rodrigo Ozorio, o atual diretor da UIM.

Creoula3_300x200

O Navio de Treino de Mar da Marinha Portuguesa é a “sala de aulas” práticas da Universidade Itinerante do Mar.

A UIM desdobra-se em dois ciclos principais: o Ciclo de Preparação, onde decorre uma formação preparatória em terra organizada pelas três entidades, e o Ciclo de Realização onde os estudantes realizam um Curso de Mar a bordo do Navio Creoula e adquirem novos conhecimentos cientifico-pedagógicos abordo e nos locais onde o navio atraca.

Tendo como tema central “O Mar 22. Do Sinus Cantabrorum ao Sinus Aquitanus” a edição de 2016 contou com a realização de três cursos: Curso 1 – UIM Júnior dedicada aos estudantes do ensino secundário e que decorreu entre 4 a 13 de julho e, pelo segundo ano consecutivo, o Curso 2 da UIM (Universidade), que decorreu de 14 a 21 agosto, e no qual participaram 18 estudantes universitários e o Curso 3 UIM (Universidade), que iniciou no dia 21 de agosto e termina em Lisboa já no próximo dia 29 de agosto.

A bordo do navio, os estudantes universitários receberam ainda uma formação para a observação e registo de ocorrências de baleias e golfinhos, no âmbito do projeto CETUS, um programa de monitorização de cetáceos na região da Macaronésia, liderado pelo (CIIMAR).