Mapa descritivo dos 170 locais de amostragem

Mapa descritivo dos diferentes locais de amostragem. Fonte: OSD

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) vai participar ativamente num evento Mundial para o Conhecimento da Biodiversidade Microbiana dos Oceanos, que irá realizar-se simultaneamente em todo o mundo no solstício do verão, dia 21 de junho do presente ano.

Com cerca de 170 locais de amostragem , The Ocean Sampling Day (OSD) é o maior evento de amostragem consertado já alguma vez realizado num único dia.

O CIIMAR vai participar nesta campanha com dois locais OSD registados, através da coordenação das investigadoras Sandra Ramos e Catarina Magalhães. As colheitas de água (utilizando metodologias estandardizadas pelo OSD) serão realizadas na foz dos estuários do Lima e Douro contendo miríades de microrganismos, cujo ADN vai ser extraído e sequenciado através da utilização de técnicas de sequenciação de nova geração

As amostras OSD colhidas em todo mundo vão ser processadas nos mesmos laboratórios com as mesmas metodologias, podendo ser relacionadas no tempo, no espaço e contextualizadas com parâmetros ambientais, de modo a se obter um conhecimento fundamental sobre a biodiversidade microbiana nos oceanos e, certamente, contribuir para o desenvolvimento da economia azul através da identificação de novas biotecnologias.

O CIIMAR vai ainda participar no MyOSD, um programa paralelo de “Citizen Science”, através da realização de atividades gratuitas nos seus dois Centros de Monitorização e Interpretação Ambiental,  nomeadamente o CMIA de Matosinhos e o CMIA de Vila do Conde.

The Ocean Sampling Day (OSD)  é coordenado conjuntamente pela Universidade Jacobs em Bremen, Alemanha, e pela Universidade de Oxford, Reino Unido, no âmbito do projeto europeu Micro B3.