O IMTA será um dos elementos a apresentar na Business 2 Sea

O IMTA será um dos modelos do CIIMAR a apresentar na Business 2 Sea

O Centro Interdisciplinar de Investigação Científica e Ambiental da U. Porto (CIIMAR) vai marcar presença na feira Business 2 Sea (antigo Fórum do Mar) que se realiza entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O CIIMAR estará representado num stand na Mostra de Produtos, Serviços e Tecnologias do Mar, em parceria com o INESC TEC e a APDL, onde irá apresentar os seus diversos projetos na área do mar, através de modelos como o “Biotech Pipeline“, um modelo que ilustra o caminho desenvolvido pelos investigadores desde a recolha de um organismo marinho até à obtenção de um composto bioativo; o “IMTA“, um sistema representativo da Aquacultura Multi-Trófica Integrada e que visa aumentar a produção aquícola animal de uma forma sustentável; um modelo de uma “Fito-Étar” e ainda uma “Câmara Hiperbárica” que permite recriar ambientes aquáticos com pressões/profundidades muito elevadas, permitindo diversas aplicações ao nível da investigação e no desenvolvimento de equipamentos de cariz tecnológico.

Paralelamente, no dia 18 de novembro, irá decorrer uma conferência promovida pelo CIIMAR no âmbito do projeto INNOVMAR – “Innovation and Sustainability in the Management and Exploitation of Marine Resources” cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Este visa identificar novos produtos marinhos com aplicações biotecnológicas, mas também promover a inovação e valorização dos produtos do mar, em particular através da introdução de novas espécies de aquacultura e da avaliação da qualidade ambiental, vulnerabilidade e riscos para a gestão sustentável dos recursos naturais da costa NW e serviços dos ecossistemas. A entrada é livre mas sujeita a inscrição.

Investigadores do CIIMAR irão também marcar presença em diversos eventos paralelos tais como a conferência “O que está a acontecer no Mar”, o Seminário “Jovens ao Mar”, o Workshop “Programa PT 02 – Gestão integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico” e ainda nas conferências “STRONGMAR” e “Seis Marés de Inovação Criar Valor com uma Logística Sustentável”.