A conferência constitui um passo determinante para a construção do Roteiro Nacional da Biotecnologia Marinha. (Foto: DR)

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, recebe no próximo dia 1 de outubro a conferência internacional BLUEandGREEN Legacy, uma iniciativa organizada pelo CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e que se assume como um momento determinante para a construção do Roteiro Nacional da Biotecnologia Marinha.

Com a sua vasta e inexplorada biodiversidade, os nossos mares e oceanos apresentam um grande potencial para a inovação em duas grandes frentes: a melhor compreensão dos recursos marinhos e marítimos e da sua biodiversidade, e uma exploração mais eficiente do seu potencial científico e económico. A biotecnologia marinha é a ferramenta que permitirá traduzir este potencial em produtos e serviços concretos. Por isso, impulsionar a inovação marinha através de actividades relacionadas com a biotecnologia, é fundamental para a exploração sustentável destes mesmos recursos e ainda para estimular o crescimento económico. Torna-se então central a necessidade de criar um roteiro de oportunidades na área da biotecnologia marinha em Portugal, que agregue laboratórios, empresas e investimentos, e que irá contribuir para a concretização da estratégia bioeconómica europeia.

O CIIMAR tem um papel central na constituição deste Roteiro Nacional da Biotecnologia Marinha quer pelas suas competências científicas e tecnológicas, quer como coordenador do projeto BLUEandGREEN (H2020 – Twinning) do qual este roteiro é um dos produtos. “A biotecnologia marinha sustentável tem excelentes condições em Portugal para se tornar um elemento chave no desenvolvimento da bioeconomia”, destaca Vítor Vasconcelos, presidente do CIIMAR e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

Centrada no tema “Adding value to marine bioresourcess”, a conferência internacional BLUEandGREEN Legacy vai focar-se em três áreas de trabalho: a perspetiva futura da biotecnologia marinha, o seu contributo para a bio economia e desenvolvimento sustentável e na agregação de projectos de biotecnologia nacional, laboratórios e investimentos para a criação do Roteiro Nacional da Biotecnologia Marinha.

O evento contará com a presença de grandes oradores internacionais na área da Biotecnologia Marinha e Economia Circular. Entre eles destacam-se nomes como os de Dermot Hurst, do consórcio MarineBiotech, Marco Borra, do Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC), Angela Schultz, da rede Submariner, e Inês Costa, Adjunta do Ministério do Ambiente.

O CIIMAR é uma instituição de investigação líder no conhecimento e inovação na área do Oceano respondendo aos desafios da economia e sociedade actuais, promovendo a transferência de tecnologia e investigação focada na economia do mar e de articulação com a indústria.

A participação na conferência BLUEandGREEN Legacy é feita mediante registo no site.