Os organismos marinhos elaborados pelos alunos estarão expostos nas pirâmides tróficas da exposição

Evento inclui a inauguração de uma exposição composta por trabalhos elaborados por 250 alunos de oito escolas do Porto. (Foto: DR)

“Um Oceano para partilhar” é o lema do “Open Day Oceano”, um evento que se realiza este sábado, 14 de maio, no Pavilhão da Água, no âmbito do projeto “Cadeias Tróficas Marinhas – Conhecer para Comunicar”, promovido pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), em parceria com a Câmara Municipal do Porto e o Pavilhão da Água e financiado pela EAA Grants e com a colaboração do projeto “Biodiversidade do nosso Mar: conhecer e preservar”, também do CIIMAR.

pirâmides tróficas

As duas pirâmides tróficas construídas com organismos marinhos são um dos destaques da exposição. (Foto: CIIMAR)

Com início previsto para as 10h00, e aberto à população em geral, o evento inclui a inauguração da exposição itinerante “Cadeias tróficas Marinhas”, composta por duas pirâmides tróficas com organismos marinhos construídos por 250 alunos de oito escolas da área metropolitana do Porto, seis brinquedos didáticos produzidos por alunos finalistas da Escola Artística Soares dos Reis,  um painel dinâmico e interativo e ainda uma miniexposição de trabalhos sobre biodiversidade marinha.

Ao longo do dia, os visitantes poderão ainda participar gratuitamente em atividades experimentais sobre diversos temas das ciências marinhas, observar a olho nu e à lupa organismos vivos, realizar um workshop sobre comunicação de ciência, participar em jogos didáticos e visitar o Pavilhão da Água. O Sealife também marcará presença no evento.

Mais informações sobre o programa do evento podem ser encontradas no site do projeto Cadeias Tróficas Marinhas