Evento reuniu mais de 250 investigadores na sede do CIIMAR, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. (Foto: CIIMAR)

Com o intuito de fortalecer a estrutura das equipas de investigação espalhadas um pouco por todo o país e aumentar a interação e o espírito colaborativo do centro, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) organizou no passado dia 10 de outubro o seu primeiro encontro anual, iniciativa que trouxe mais de 250 investigadores ao Edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Foi por isso uma partilha de experiências “em família” aquela que se viveu, durante todo o dia, na sede do CIIMAR. As participações contaram com a apresentação em formato “pitch” dos diferentes grupos de trabalho e respetivas equipas, o que fez salientar a estrutura organizacional das diversas linhas de ação do CIIMAR: Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas, Biotecnologia Marinha e Biologia, Aquacultura e Qualidade de Produtos Alimentares de Origem Aquática.

O programa incluiu a apresentação em formato “pitch” dos diferentes grupos de trabalho e respetivas equipas do centro. (Foto: CIIMAR)

As apresentações focaram-se na descrição dos diferentes membros das equipas, linhas de investigação e projetos ativos assim como dos equipamentos disponíveis e espaços de trabalho. As “pitch” incluíram ainda uma análise SWOT que permitiu estabelecer ligações de interajuda entre grupos, de forma a exponenciar o potencial de trabalho de todo o centro.

Foram ainda integrados os grupos de trabalho dos serviços de Ciência e Inovação e do Gabinete de Comunicação e Divulgação, cujos objetivos são fortalecer e potenciar a investigação feita no CIIMAR através de plataformas colaborativas e de divulgação para os diversos públicos.

Nos seus comentários finais, Vítor Vasconcelos, presidente da direção do CIIMAR, referiu que o encontro “é uma iniciativa a repetir anualmente, criando uma regularidade na troca de experiências entre os membros e alimentando o espírito colaborativo.

O CIIMAR é uma instituição de investigação líder no conhecimento e inovação na área do Oceano respondendo aos desafios da economia e sociedade atuais, promovendo a transferência de tecnologia e investigação focada na economia do mar e de articulação com a indústria.