Sea Change terá a duração de 3 anos e envolve 17 parceiros europeus

O Sea Change terá a duração de 3 anos e envolve 17 parceiros europeus. (Foto: DR)

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) é um dos parceiros do projeto Sea Change que tem por objetivo promover a literacia dos oceanos e estimular um comportamento consciente, responsável e sustentável dos cidadãos perante os mares, oceanos e seus recursos.

Financiado pelo programa Horizonte 2020 e coordenado pela Marine Biological Association (MBA), este projeto tem como objetivos a implementação de atividades de mobilização com enfoque na educação e informação tanto da comunidade como dos governantes políticos, bem como o desenvolvimento de materiais e campanhas de sensibilização sobre a interligação dos oceanos com a saúde humana. Está ainda prevista a realização de eventos que envolvam um confronto entre gerações na partilha de saberes e recursos recorrendo às novas tecnologias e à participação ativa dos cidadãos e ainda a capacitação de professores através de programas de formação, para se tornarem atores na mobilização da mudança de comportamentos sobre os oceanos.

O projeto prevê também a promoção da literacia dos oceanos através de redes estratégicas já estabelecidas, maximizando o seu impacto e garantindo a sua sustentabilidade, assim como a cooperação com parceiros transatlânticos com vista a proteção dos oceanos compartilhados. O CIIMAR irá participar em todas as atividades do projeto, que serão cuidadosamente monitorizadas e avaliados para garantir a sua sustentabilidade e eficiência.

O Sea Change resulta de um consórcio de 17 parceiros, incluindo o CIIMAR, de nove países europeus e terá a duração de 3 anos.