A Biotecnologia Marinha é uma das três grandes áreas de investigação do CIIMAR. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) é uma das sete instituições científicas da Península Ibérica que integram o projeto BLUEBIOLAB, iniciativa que tem como grande objetivo a criação de um laboratório transfronteiriço de excelência científica na área da biotecnologia marinha .

Liderado pela Universidade de Vigo (Espanha), este projeto financiado pelo programa transfronteiriço POCTEP aumentará a capacidade de desenvolver a excelência em I&D, internacionalizará as capacidades de I&D do território, otimizará o uso de infraestruturas de investigação e contribuirá para alcançar os resultados esperados no RIS3, RIS3T e na estratégia de crescimento azul.

A reunião inicial doBLUEBIOLAB decorreu no passado dia 23 de julho, na Universidade de Vigo, em Espanha. (Foto: DR)

Para o efeito, o BLUBIOLAB fomentará a consolidação da cooperação científica de excelência na área de biotecnologia marinha, otimizando o uso de infraestruturas e equipamentos, assim como o recrutamento de novos investigadores e apoio à mobilidade e formação transfronteiriça de investigadores.  Ao mesmo tempo, será potenciado o fortalecimento e internacionalização de capacidades e infraestruturas de I&D através do estabelecimento de acordos de colaboração com laboratórios de referência e da adesão a redes internacionais.

Um dos resultado esperados passa pelo o desenvolvimento de projetos de investigação interdisciplinar e propostas de colaboração entre centros de excelência em R&N do EGNP em áreas prioritárias que abordam os desafios dos sectores económicos e ambientais tradicionais.

Recorde-se que a Biotecnologia Marinha é uma das três linhas temáticas do CIIMAR sendo o foco de trabalho dos grupos de Genómica Evolutiva e Biotecnologia Azul, Produtos Naturais e Química Medicinal e Processos de Bioremediação. Em março de 2019 foi lançado o Roteiro Nacional para a Bioeconomia Azul, um dos resultados do projeto Twnning BLUEandGREEN, coordenado pelo CIIMAR que será mais um instrumento para a implementação de uma política comum em assuntos da Bioeconomia Azul na região transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal.

A reunião inicial do projeto BLUEBIOLAB, no passado dia 23 de julho, na Universidade de Vigo, em Espanha. O CIIMAR fez-se representar pelos investigadores Vitor Vasconcelos e Susana Moreira.

Para além do CIIMAR e da Universidade de Vigo- Campus do Mar, o consórcio conta também com a participação, do lado português, da Universidade do Minho – 3Bs, e do lado espanhol, das universidades de Santiago de Compostela e da Coruña, do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) e do Instituto Español de Oceanografia.