Segunda edição do workshop “Tecnologias Marinhas” decorreu no Terminal de Cruzeiros.

Durante três dias mais de 100 participantes oriundos de centros de investigação, empresas, autoridades publicas e outros agentes económicos, estiveram reunidos no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões para o evento “Workshop Tecnologias Marinhas 2017”, organizado pelo Instituto Hidrográfico Português e pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Tendo como tema central “Observatórios e Redes de Monitorização”, o workshop procurou debater como modernizar, flexibilizar e sustentar, de forma integrada para todos os sectores da atividade marítima, as redes de observação in situ.

Durante o workshop foram apresentadas novas tecnologias e ferramentas na área da monitorização marinha e foi realizada uma demonstração de diversos instrumentos de monitorização e observação do oceano na marina, junto ao Terminal de Cruzeiros.

No decorrer do workshop foi também assinado um protocolo de colaboração entre o CIIMAR e a Mermaid Investments com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento de novos negócios na Economia Azul.

O evento contou ainda com o apoio da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), do Fórum Oceano e da Docapesca.