Os resultados do projeto INNOVMAR foram apresentados durante o Business2Sea, na Alfândega do Porto

Três anos após o seu arranque, o projeto INNOVMAR – Innovation and Sustainability in the Management and Exploitation of Marine Resources, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) está prestes a terminar com uma grande diversidade de resultados, que já estão a mobilizar  o interesse de muitos investidores e empresas.

Lançado com  o propósito de identificar novos produtos marinhos com aplicações biotecnológicas e promover a inovação e valorização dos produtos do mar, o projeto INNOVMAR alimentou três grandes linhas de investigação: a NOVELMAR – voltada para novos compostos marinhos com aplicações médicas e biotecnológicas; a INSEAFOOD – direcionada para a inovação e valorização dos recursos alimentares marinhos: desafios e oportunidades locais; e a ECOSERVICES – focada na avaliação da qualidade ambiental, da vulnerabilidade e dos riscos para a gestão sustentável dos recursos naturais e dos serviços dos ecossistemas da costa Noroeste.

Deste trabalho resultaram inúmeros artigos científicos e promissoras relações com a indústria e empresas de aquacultura. Em particular, a linha INSEAFOOD foi capaz de mobilizar estudos com o objetivo de avaliar o potencial económico de novas espécies, como é o caso dos ouriços-do-mar, bem como valorizar algas, ostras e peixes da costa norte do nosso país, otimizando a sua produção em cativeiro.

Dentro da vertente NOVELMAR foram também desenvolvidos produtos bioativos provenientes de organismos marinhos (como as cianobactérias, bactérias, fungos e outros organismos) com aplicações farmacológicas, nutracêuticas (anti-cancro e anti-obesidade), cosméticas entre outras aplicações industriais.

Em paralelo, na vertente ECOSERVICES foi possível complementar estas ações com avaliação da qualidade ambiental, vulnerabilidade e riscos para a gestão sustentável dos recursos naturais da costa noroeste de Portugal, assim como os serviços dos ecossistemas envolvidos.

Foi esse sucesso que foi partilhado no passado dia 15 de novembro, no Workshop Final do projeto INNOVMAR, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, no âmbito da feira Business 2 Sea. Uma iniciativa que permitiu mostrar a cerca de 125 participantes – entre eles investigadores, investidores e empresários na área dos recursos marinhos – a globalidade e transversalidade dos resultados alcançados, e consolidar a investigação feita no CIIMAR com impacto nacional e regional, contribuindo assim para o crescimento da economia azul.

O workshop final do INNOVMAR foi acompanhado da apresentação de um pequeno modelo representativo da Aquacultura Multi-Trófica no stand do CIIMAR na área expositiva do Business2Sea, que representa um modelo de aumento da produção em aquacultura de uma forma otimizada e sustentável, exemplificando as orientações do trabalho efetuado na linha INSEAFOOD.

Para surpreender os presentes com o potencial dos recursos desenvolvidos no âmbito do projeto, foi ainda oferecida pela Docapesca e a Anfaco uma degustação de uma diversidade de recursos marinhos aplicados à restauração.

A desgustação foi oferecida pela Docapesca e a Anfaco

O projeto de I&D&I INNOVMAR – “Inovação e Sustentabilidade na Gestão e Exploração dos Recursos Marinhos” (ref. NORTE-01-0145-FEDER-000035), é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).