Programa B.BICE + promove cooperação entre o CIIMAR e a UFSC

Bolsa de mobilidade B.BICE+ promove cooperação entre o CIIMAR e a UFSC

Vitor Vasconcelos, investigador e presidente da direção do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), foi um dos 12 vencedores de uma bolsa de cooperação com instituições Brasileiras ao abrigo do Programa B.BICE+, que visa a promoção da investigação e inovação entre a Europa e o Brasil.

Entre os dias 22 e 27 de agosto, Vitor Vasconcelos, vai visitar o Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, que possui mais 35000 alunos e cerca de 2000 professores. Duranta a sua estadia o investigador irá contactar com grupos que trabalham em diferentes áreas das ciências marinhas e ambientais, em especial com o laboratório de Virologia Aplicada, cuja investigação assenta na descoberta de produtos naturais com potencial farmacológico (Grupo coordenado pela Professora Cláudia Simões). Além disso, irá também proferir dois seminários sobre as atividades do CIIMAR e um outro sobre biotecnologia marinha.

Durante esta visita procurar-se-á também promover novas parcerias entre CIIMAR e outros grupos de investigação da UFSC, com o objetivo de submeterem projetos comuns no âmbito do convénio Brasil-Portugal e a outros programas de financiamento como H2020, assim como planear futuras ações de formação conjuntas ao nível da pós-graduação.

Este concurso recebeu cerca de 158 candidaturas sendo apenas 110 elegíveis, das quais 60 foram de 16 países da União Europeia e 50 do Brasil. A avaliação das candidaturas foi efetuada por um comité que incluía membros do consórcio B.BICE+ (IRD, DLR um CNPq), um perito externo e um membro da delegação da UE para o Brasil, como observador.

B.BICE+ é um projeto de Cooperação Internacional (INCO) financiado pela Comissão Europeia, cujo objetivo é reforçar a cooperação bilateral e apoiar o diálogo político sobre Ciência, Tecnologia e Inovação entre a Comissão Europeia, os Estados-Membros da UE, países associados e o Brasil.