CIIMAR e SEALIFE-Porto unidos na promoção da literacia do oceano

O protocolo visa a divulgação científica na área das Ciências Marinhas e a formação e troca de experiências entre técnicos e cientistas.

A partilha mútua de recursos e a promoção da educação e literacia científica do oceano são os principais objetivos da parceria que será formalizada esta terça-feira, dia 16 de julho de 2013, entre o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) e o SEALIFE-Porto.

Esta parceria procura promover a divulgação científica e a educação ambiental em especial nas zonas estuarinas e marinhas; contribuir para o reconhecimento, valorização e conservação do património marinho do Litoral de Portugal; fomentar a investigação científica e tecnológica na área do Oceano e seus recursos e ainda promover o intercâmbio, a formação e troca de experiências entre técnicos e cientistas nas áreas do cultivo, patologia e manutenção de organismos aquáticos.

Durante os próximos 3 anos está previsto a realização conjunta de palestras, seminários e workshops, atividades de campo na zona costeira do norte de Portugal no âmbito de programas de divulgação científica. As duas instituições acordaram e ainda a possibilidade de realização de estágios de licenciatura, mestrado ou teses de doutoramento no SEALIFE.

O protocolo será assinado às 18 horas, no SEALIFE-Porto, pelo seu diretor, Rui Ferreira, e o Presidente do CIIMAR, Vitor Vasconcelos. Após a assinatura do acordo, alguns elementos do CIIMAR realizarão um seminário para os técnicos do SEALIFE-Porto sobre a flora e fauna marinha de Portugal.

 

  • Maria Areias

    A geologia nas zonas costeira do norte de Portugal também é assunto de grande interesse e que poderá e deverá integrar os projetos de divulgação científica.

    Pela minha parte estou disponível para ajudar em qualquer acção que integre a geologia nas actividades de campo ou seminários.

    Maria Areias – DGAOT- FCUP

    • Vitor Vasconcelos

      Obrigado pelo comentário, sugiro que contate o gabinete de comunicação de ciência do CIIMAR, jsaiote@ciimar.up.pt