Em alternativa aos copos e garrafas de água de plástico, o CIIMAR adota a utilização de opções reutilizáveis. (Foto: CIIMAR)

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) lançou esta quarta-feira, Dia Mundial do Ambiente, a Campanha “Stop the Plastic Tide!”, com o objetivo de mobilizar a comunidade contra o problema dos plásticos no Oceano.

Os resíduos de plástico constituem a fração mais representativa do lixo marinho (entre 60 a 95%), causando impactos muito graves na vida marinha e a saúde humana. Segundo estudos recentes, das 300 milhões de toneladas de plástico produzidas atualmente por ano, cerca de 8 milhões de toneladas vão parar aos oceanos levadas pelos ventos, chuvas, esgotos, rios ou lançados diretamente nas praias ou no mar.

O CIIMAR, como instituição de investigação na área do mar e ambiente, há muito que tem como preocupação o problema da poluição dos Oceanos e em particular a questão dos plásticos. Os inúmeros estudos de investigação feitos acerca do assunto, workshops, e campanhas de promoção da literacia do oceano são exemplos da mobilização do CIIMAR na conservação dos oceanos dentro e fora da comunidade científica.

A campanha “Stop the Plastic Tide!” pretende abranger toda a comunidade CIIMAR assim como todos os que visitem o centro de investigação. (Foto: CIIMAR)

Mas porque a questão dos plásticos é um problema global gerado no nosso do dia-a-dia, o CIIMAR pretende agora dar o exemplo, através de uma campanha que visa a diminuição da utilização de plásticos de uso único no próprio centro de investigação. Este movimento, apelidado de “Stop the Plastic Tide!”, vem em alinhamento com a campanha institucional Ocean Action e pretende abranger toda a comunidade CIIMAR, assim como todos aqueles que visitem o centro de investigação.

Este caminho começou já nas zonas comuns, de onde se retiraram as garrafas de água de plástico para venda e os copos de plástico da máquina de café, sendo incentivada a utilização de opções reutilizáveis para garrafas de água e canecas para o café com a marca “Stop the Plastic Tide!”! Foi também colocado um sistema de filtração na água da torneira, que filtra o excesso de cloro garantindo uma água que, já sendo de qualidade, não tem qualquer sabor. Todos os convidados são servidos em garrafas e copos de vidro.

Foi também instalado um sistema de reciclagem na zona da copa mais adequado às necessidades dos seus utilizadores e que em breve será alargado a outras zonas como gabinetes ou mesmo os laboratórios. Mas há ainda muitas ideias para concretizar no âmbito deste movimento, que serão implementadas ao longo do corrente ano, para minimizar ao máximo o impacto ambiental do CIIMAR!

E porque se pretende levar a mensagem para fora do terminal, as garrafas e canecas estão também disponíveis para venda no CIIMAR e online.

Neste Dia do Ambiente, o CIIMAR convida ainda toda a população a visitar a exposição “Mar de Plástico” da Campanha Ocean Action do CIIMAR, patente até dia 30 de junho no Sea Life, Porto.