As algas representam um importante recurso marinho alvo de inúmeros projetos de investigação e valorização pelo CIIMAR

Tudo começou em 2017, quando a Ínclita Seaweed Solutions  (ISS) era apenas um sonho alicerçado no conhecimento, experiência  e paixão de duas investigadoras do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto. Com o apoio e experiência de dois gestores, em fevereiro de 2018, a ISS surgiu oficialmente e foi reconhecida como primeiro spin-off do CIIMAR.

As algas são já reconhecidas como fonte de ingredientes naturais, sendo que atualmente o valor total da sua biomassa e derivados já ultrapassa na Europa os 600 milhões de euros em vendas, continuando a crescer a um ritmo muito elevado, em resposta a uma procura crescente de produtos naturais por parte dos consumidores, os quais estão cada vez mais conscientes dos benefícios para a sua saúde e bem-estar decorrentes da utilização de ingredientes naturais nos seus alimentos, suplementos dietéticos, cosméticos e outros produtos.

Foi a perceção deste potencial de crescimento económico, juntamente com o desenvolvimento científico e tecnológico alcançados no CIIMAR, levou à criação da Ínclita Seaweed Solutions, Lda (ISS), uma startup na área da biotecnologia dedicada ao desenvolvimento, produção, valorização e comercialização de extratos funcionais de algas para as indústrias alimentar, nutracêutica e cosmética, de uma forma personalizada e inovadora.

A empresa tem como base o trabalho desenvolvido por duas investigadoras do CIIMAR no campo da biotecnologia de algas, Ana Catarina Guedes e Isabel Azevedo, juntamente com a visão conjunta e know-how de dois parceiros com experiência internacional em inovação, empreendedorismo e criação de novos negócios, Diogo Bastos e Jorge Fernandes.

A ISS pretende desenvolver processos inovadores para valorizar as algas, através da extração de produtos naturais, que respondam a necessidades específicas dos clientes, usando uma metodologia própria para definir a melhor combinação de espécies e processos de extração. Assim, a empresa visa o desenvolvimento de soluções inovadoras, saudáveis e ambientalmente sustentáveis, com um impacto positivo global na economia, sociedade e no ambiente, sustentando assim a sua ambição de agir como uma “Benefit Corporation” (B Corp). Atualmente, a empresa está à procura de parcerias nas áreas da tecnologia e desenvolvimento de aplicações.

As algas representam um importante recurso marinho pelo que têm sido alvo de diversos projetos de investigação do CIIMAR orientados no sentido da sua valorização para diversos fins: consumo humano, produção de dietas para peixes, ampliação da sua produção em aquacultura, aplicações em cosmética, química e farmacêutica. São exemplos disso projetos como o MARINALGAE4aqua ou o ALGAFISH que ambicionam utilizar algas como componentes de dietas em aquacultura, o NOMORFILM que trabalha com moléculas derivadas de microalgas na produção de ferramentas anti-biofilmes, ou o projeto GENIALG que anseia aumentar a escala de produção de macroalgas para as diversas aplicações biotecnológicas de uma forma sustentável.