A Bluebio Alliance conta com perto de 80 membros fundadores

A Bluebio Alliance conta com perto de 80 membros fundadores

O Centro Indisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) é membro fundador e integra o Conselho Geral da rede BLUEBIO ALLIANCE, uma nova plataforma que pretende ser uma rede nacional de networking, contactos e de organização coletiva, com objetivo de acelerar o desenvolvimento de uma cadeia de valor ligada à biotecnologia do mar e aos biorecursos marinhos em Portugal.

A BLUEBIO ALLIANCE procura reunir os agentes envolvidos na exploração de biorecursos marinhos numa ampla rede, desde dos produtores de matéria-prima às empresas de biotecnologia, unidades de investigação prestadores de serviços, ao setor público e  aos utilizadores dos produtos finais, com vista à partilha do conhecimentos e ideias, de forma a acelerar o crescimento das empresas desta área, potenciar o surgimento de novas empresas e contribuir para a afirmação de Portugal como um país líder europeu no avanço e desenvolvimento da biotecnologia marinha.

A conferência inaugural contará com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, da Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira; do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Presidente da Direção do CIIMAR, Vitor Vasconcelos, entre outros oradores convidados.

Esta Rede conta já com cerca de 80 membros fundadores, da qual fazem parte as principais empresas nacionais de biotecnologia marinha, os maiores centros de investigação e conhecimento, produtores de matéria-prima, empresas farmacêuticas, investidores, entre muitos outros. A comissão executiva da rede é liderada por Helena Vieira e conta com a participação de Susana Moreira do Gabinete de Gestão de Ciência do CIIMAR, Joana Moreira-Silva do 3B´s e Elisabete Matos da Soja de Portugal.

A conferência inaugural da rede BlueBIO ALLIANCE tem lugar no dia 9 de abril, a partir das 14h00, no Museu das Histórias Paula Rego, em Cascais.