BYT

Os estudantes selecionados para a 1ª  edição do programa vão desenvolver o seu trabalho em áreas como a biotecnologia marinha, biologia molecular, ecologia, aquacultura e nutrição.

Foi lançada no passado dia 15 de outubro a edição inaugural  do programa Blue Young Talent (BYT), uma iniciativa do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto que tem como objetivo proporcionar aos melhores estudantes de licenciatura da U.Porto na área das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais  um estágio remunerado com a duração de 10 meses em ambiente científico de excelência.

Na sessão oficial de lançamento, que contou com a presença do vice-reitor da U.Porto, Pedro Teixeira, foram apresentados os seis estagiários selecionados para a primeira edição do programa. Com médias entre os 16 e os 19 valores nos dois primeiros anos de licencaitura, Adriana Rego (FCUP),  Alexandra Teixeira (FCUP),  Duarte Frade (ICBAS),  Maria Margarida Cardoso (FCUP), Maria Amorim (FCUP) e Teresa Martins (FCUP)  vão agora integrar uma equipa de investigação do CIIMAR em áreas tão diversas como a biotecnologia  marinha,  alterações  globais,  serviços  dos  ecossistemas,  aquacultura  e nutrição.

Destinado aos estudantes  do Porto que tenham finalizado o segundo ano do 1º ciclo (Licenciatura), Resultado de uma parceria que junta o CIIMAR a outras 15 entidades (Soja de Portugal, Marinnova, Alga+, Formar, Associação Portuguesa de Aquacultura, Docapesca, PWC, Sea8, OceanScan, Oceano XXI, Laborders, Alfagene, frilabo, Fisher scientific, Bioportugal), o BYT destaca-se pela sua transversalidade, de modo a promover a investigação interdisciplinar em áreas científicas de vanguarda relacionadas com as ciências marinhas. Para além do trabalho científico propriamente dito, os jovens estagiários terão ainda a oportunidade de integrar um plano de formação e integração complementar, envolvendo em cursos práticos técnico-científicos, atividades de divulgação de ciência e de empreendedorismo na área do mar em ligação com a indústria e PMEs.

O estágio BYT será finalizado com a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens talentos e com a atribuição de um prémio para o melhor projeto que será divulgado à comunidade científica internacional.