BIP - Business Ignition Programme

A Sessão de apresentação do BIP contou com a intervenção do Pró-Reitor Carlos Melo Brito.

Gestores e empresários portugueses estão a servir de tutores e mentores de dez equipas de investigadores da Universidade do Porto que pretendem transformar o seu projeto científico num modelo de negócio capaz de vingar no mercado.

Esta é uma das vantagens do Business Ignition Programme (BIP), um programa criado pela Universidade do Porto Inovação que pretende dar aos seus participantes a possibilidade de desenvolver um modelo de negócio capaz de gerar valor económico a partir de valor científico, através da constituição de uma nova empresa ou do licenciamento da tecnologia a uma empresa já estabelecida no mercado.

Durante 12 semanas, as dez equipas selecionadas durante o processo de candidatura ao BIP vão poder participar, de forma gratuita, em sessões de imersão em comercialização de tecnologias de acordo com as metodologias Business Model Canvas e Customer Development, em seminários e reuniões de acompanhamento com mentores e tutores selecionados para acompanhar cada um dos projetos.

Ao longo de todo este processo, os modelos de negócio desenvolvidos serão periodicamente apresentados e testados junto do mercado para potencial reformulação e melhoramento, facilitando assim o processo de transferência de tecnologia e promovendo a criação de novos negócios.

Os trabalhos arrancaram a 12 de janeiro, com a sessão de apresentação pública do Business Ignition Programme, que decorreu na sede da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), parceira da Universidade do Porto neste programa.

A sessão, que contou com as intervenções de Carlos Melo Brito, Pró-Reitor para o Empreendedorismo e Inovação da U.Porto, e de João Rafael Koehler, presidente da ANJE, serviu de apresentação do modelo de funcionamento do BIP, das equipas participantes e dos mentores selecionados para a concretização dos projetos.

Reveja neste vídeo da TVU. os melhores momentos desta sessão.