NoticiasUP

Imagem de Plutão obtida pela sonda New Horizons, no dia 12 de julho 2015, quando se encontrava a 2,5 milhões km de Plutão. Imagem: NASA/Johns Hopkins U. Applied Physics Laboratory/SRI

O Jardim Botânico recebe no próximo dia 15 de julho, às 21h00, a abertura oficial das atividades do programa Ciência Viva no Verão, coordenadas pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. Intitulada “Vida na Hora de Plutão!“, esta é uma ação conjunta do Planetário do Porto, com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIOInBIO) da U.Porto e com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Numa verdadeira ação multidisciplinar, “Vida na Hora de Plutão!” convida os participantes a descobrir se ao meio dia em Plutão seria possível ler um livro apenas com a luz solar, passando depois à observação de insetos frequentadores de áreas verdes em ambiente urbano, à exploração das flores e plantas com atividade noturna nesse mesmo ambiente, e finalmente, à observação do céu com telescópio.

O mote da atividade é a passagem da sonda New Horizons (NASA) a apenas 12.500 quilómetros do planeta anão Plutão, hoje às 12h49m57s. Esta será a primeira vez que uma sonda espacial passa próximo de Plutão.

Para compreender melhor a distância a que está Plutão (cerca de 32 unidades astronómicas), a NASA promove a “Hora de Plutão”, uma atividade que convida o público a tirar fotos (que incluam um ponto de referência), sem flash, à mesma hora que aqui na Terra a iluminação é igual à de Plutão ao meio-dia. No Porto, a Hora de Plutão corresponde à iluminação por volta das 21h12m, hora em que se iniciam as atividades.

Para transmitir algumas noções sobre a diversidade e ecologia das espécies que ocorrem em áreas verdes em ambiente urbano, serão montadas no Jardim Botânico fontes de luz artificial para atrair espécies de insetos presentes em jardins públicos e habitações, com especial ênfase nas borboletas, escaravelhos, moscas e vespas.

Será possível ainda observar a beleza e originalidade de flores e plantas com atividade noturna digna de destaque, como por exemplo as flores de abertura noturna dos Cereus no Jardim das Suculentas e o Choupo branco junto ao lago grande.

No final, os telescópios do Planetário do Porto – CCV estarão apontados para o céu, com particular destaque para a observação do planeta Saturno e dos seus anéis.

O programa Ciência Viva no Verão decorre entre 15 de julho e 15 de setembro e este ano é organizado localmente pelos diversos Centros Ciência Viva. Crianças, adultos e famílias poderão participar em mais de 1100 ações espalhadas por todo o país, levadas a cabo por mais de 100 entidades e abrangendo diversas áreas do conhecimento. As inscrições online estão disponíveis em: www.cienciaviva.pt/veraocv/2015.

O Planetário do Porto – CCV é um centro de ciência da Universidade do Porto gerido pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).