Personalidades convidadas vão debater o papel da Ciência e Inovação no desenvolvimento da economia portuguesa.

Os cientistas Carlos Fiolhais e Manuel Sobrinho Simões, os economistas  Daniel Bessa e Manuel Mira Godinho, o sociólogo António Barreto, o ensaísta Onésimo Teotónio Almeida, o físico Pedro Echenique e Luís Portela (Chairman da Bial e ex-presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto) vão estar esta sexta-feira, dia 22 de novembro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, para debater o papel da Ciência e da Inovação em Portugal, em contexto de crise económica.

Organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a conferência “Ciência, Economia e Crise” tem início às 14h15, com a intervenção do Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos. Seguem-se cinco horas de debate em que os participantes tentarão dar resposta a algumas das questões mais vitais para o futuro da Ciência no nosso país.

Prolongando-se a atual crise, como vai ser o investimento em I&D? Continuará a diminuir a percentagem do PIB afeto a I&D, sendo certo que o valor do PIB tem diminuído? Poderá ser aumentada a eficiência do sistema de investigação, em larga medida montado ao lado do sistema de ensino superior? E poderão as empresas empregar mais doutores, absorvendo jovens qualificados que de outro modo tenderão a procurar lugares no estrangeiro? São algumas das perguntas que terão resposta na “casa mãe” da U.Porto.

A intervenção principal desta conferência estará a cargo de Pedro Echenique, Presidente do Júri e antigo laureado do Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências. Professor de Física da Matéria Condensada, Echenique é autor de mais de 300 trabalhos publicados e 26 teses orientadas e foi já galardoado com numerosos prémios e distinções em Espanha e no mundo.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do email [email protected]. O programa completo pode ser consultado aqui.