A sessão do Clube de Leitura explora ‘O Perfume’ na perspetiva da química emocional.

Uma viagem pelo tempo, pelos costumes e pelos odores mais típicos do século XVIII. Assim se pode definir o êxito literário mundialmente reconhecido de Patrick Süskind, denominado “O Perfume – A História de um Assassino” e que vai ser explorado na primeira sessão do Clube de Leitura da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), para o ano letivo 2013/2014.

A sessão tem lugar esta quinta-feira, dia 17 de outubro, pelas 12h45, no átrio de exposições do Edifício A da FEUP e reúne especialistas na área da engenharia química. O mote do debate será então a estranha história de Jean-Baptiste Grenouille, um aprendiz de perfumista que procura a fórmula do perfume perfeito, mas que acaba por ser vítima da sua própria criação.

Vera Mata (i-sensis) explora ‘O Perfume’ na perspetiva da química emocional; Miguel Teixeira (Departamento de Engenharia Química-FEUP) apresenta sugestões de leitura que permitam alargar o conhecimento na área da engenharia de perfumes e Alírio Rodrigues (Professor Jubilado Departamento de Engenharia Química-FEUP) faz a moderação da sessão.

Importante frisar que os convidados são co-autores da obra ‘Perfume Engineering: Design, Performance & Classification’, publicada no início de 2013 e que percorre a indústria das fragrâncias, assim como o seu design, performance, classificação e tendências futuras.

O Clube de Leitura nasceu em 2010, por iniciativa da  Biblioteca da FEUP, para desempenhar um papel central no apoio ao ensino e investigação desenvolvido e incentivar aos hábitos de leitura da comunidade académica. O programa nasceu com o intuito de ampliar as bases literárias dos estudantes, docentes e colaboradores da Faculdade de Engenharia e, ao mesmo tempo, fomentar o debate sobre autores e obras literárias de inegável valor histórico. O Clube de Leitura assenta num coletivo impulsionado principalmente por elementos da Comunidade FEUP, cujo dinamismo é já amplamente reconhecido.

Para mais informações, consultar a página do Clube de Leitura ou contactar [email protected].