Projeto inovador quer transformar o Porto numa referência para o desenvolvimento das cidades do futuro.

No próximo dia 23 de janeiro, o Centro de Competências em Cidades do Futuro da Universidade do Porto vai realizar a conferência “Shake UP your City”. Este evento, que irá reunir académicos, cientistas, técnicos, empreendedores, investidores, gestores e políticos nacionais e internacionais, assinala o arranque deste projeto ambicioso: fazer com que o Porto seja um laboratório vivo para as cidades do futuro até 2015.

Com um financiamento de 1,6 milhões de euros, atribuídos recentemente pela Comissão Europeia,  este projeto permitirá explorar as sinergias entre grupos de investigação de diversas áreas como telecomunicações, transportes, psicologia, urbanismo, engenharia biomédica e informática. Através desta colaboração multidisciplinar, pretende-se  avançar com tecnologias urbanas para melhorar a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos.

Todas estas questões e desafios vão ser abordados durante a conferência Shake UP your City, por profissionais e investigadores de renome no campo da ciência, educação, indústria, economia e política. Com início marcado para as 9h00, no auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a sessão vai contar comconvidados nacionais e internacionais, dos quais se destacam: Carlos Neves, vice-presidente da CCDR-N, Colombe Warin, gestora de eventos da Comissão Europeia, Filipa Wunderlich, especialista em design urbano da University College London, Jacques Magen, presidente da InterInnov, Miguel Moreira, CEO da PT Sistemas de Informação, Muriel Médard, professora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Peter Steenkiste, professor da Carnegie Mellon University (CMU), Pól Mac Aonghusa, líder da IBM para a área de Cloud Computing, e Robin Chase, fundadora da Zipcar.

Confirmadas estão também a presença de mais de 300 profissionais das mais diversas áreas e a participação de várias empresas e organizações que já manifestaram interesse em colaborar com o novo centro, nomeadamente a Cisco, Critical, Dell, EDP, Hewlett Packard, IBM, Microsoft, Nanium, Schneider Electric, Wipro, PT e EFACEC. O evento vai ter ainda um espaço de exposição para projetos e produtos inovadores.

Sediado na FEUP, o Centro de Competências em Cidades do Futuro é um projeto multidisciplinar, que engloba diferentes equipas de investigação das faculdades da U.Porto, nomeadamente Faculdade de Ciências (FCUP) e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), numa lógica de colaboração e networking no setor das tecnologias de informação e comunicação, design urbano, construção e gestão de ambientes urbanos, contribuindo assim para o bem-estar e qualidade de vida nas cidades.