Sessão de Receção aos Novos Estudantes 2012

Depois de três edições no Pavilhão Rosa Mota, a receção aos novos estudantes da U.Porto muda-se para a Praça Gomes Teixeira.

A cidade do Porto já está preparada para receber os 4.130 novos estudantes de 1.º ano que, no ano letivo 2015/2016, chegam a partir de hoje à Invicta vindos de todo o país para ocupar o seu lugar numa das 14 faculdades da Universidade do Porto.

Com a Praça Gomes Teixeira (aos Clérigos) como palco, a Sessão de Receção dos Novos Estudantes da U.Porto arranca às 15 horas do dia 10 de setembro, quinta-feira, com uma curta intervenção do reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, e do Presidente da Federação Académica do Porto, Daniel Freitas.

Imediatamente a seguir aos discursos, entra em palco a banda portuguesa “Best Youth” para um concerto de boas-vindas aos novos estudantes da U.Porto. Numa sessão de receção inédita, a U.Porto, em parceria com várias instituições da cidade, abre as portas de 15 espaços emblemáticos da Invicta para que, durante 2 dias, os novos estudantes possam conhecer melhor o lugar que os vai acolher nos próximos anos.

Para além de dar a oportunidade de conhecer a cidade, esta sessão será também um momento único de contacto entre os novos estudantes de todas as catorze faculdades da U.Porto. Os “caloiros” da U.Porto terão acesso ao Kit de Estudante que inclui toda a informação sobre a Universidade e os seus serviços mas também uma pulseira que lhes irá garantir acesso gratuito, durante dois dias, a pontos emblemáticos como a Torre dos Clérigos, o Jardim de Serralves, o Museu Nacional Soares dos Reis ou a Casa da Música (ver roteiro).

O dia da sessão de receção termina com um concerto gratuito da Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto, às 21h30, no Rivoli, e contará com interpretações de peças de Mozart, Sibelius, Bizet, F. Lehar e Tchaikovski. Para assistir ao concerto é necessário levantar os bilhetes no próprio dia a partir das 13 horas, no Rivoli, e até 30 minutos antes do início da cerimónia (sujeito à lotação da sala).

Esta é a 4.ª edição da Sessão de Boas Vindas aos Novos Estudantes da U.Porto que este ano reúne, pela primeira vez, no centro da cidade mais de 4 mil jovens acabados de chegar à Universidade. Também as faculdades têm programas especiais de receção aos seus novos estudantes como é o caso da Faculdade de Economia, da Faculdade de Engenharia, da Faculdade de Ciências, da Faculdade de Letras ou da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Note-se que a U.Porto voltou a distinguir-se no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior tendo preenchido 99,3% das vagas disponibilizadas registando uma procura quase duas vezes superior à oferta.