Caramel_Nadine-Labaki

O filme “Caramel”, de Nadine Labaki, é um dos cinco filmes em exibição do “CineMundus”.

Entre os meses de março e abril, toda a comunidade académica da Universidade do Porto vai ter a oportunidade de viajar pelas diferentes culturas do mundo, desde a Geórgia Caucasiana ao Médio Oriente, do Sudeste Asiático ao Norte de Africa e até o Sul da América. É este o “roteiro” proposto pelo “CineMundus”, um Ciclo de Cinema organizado pelo Serviço de Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, em colaboração com a Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e o Serviço de Cultura da Reitoria da U.Porto, que durante cinco noites, vai exibir cinco filmes de cinco regiões do mundo.

Aberto a todos os estudantes da Universidade, mas dirigido especialmente aos estudantes de mobilidade internacional, o “CineMundus” arranca no dia 31 de março com a exibição do filme “Chantrapas”, cuja ação se desenrola na Geórgia.  Esta primeira sessão contará com a presença da Vice-Reitora para as Relações Externas e a Cultura, Maria de Fátima Marinho, que vai fazer a abertura do ciclo.

No dia 7 de abril é exibido o filme “Caramel”, que conta a história de cinco mulheres no Líbano. Para retratar a Tailândia, no dia 14 de abril, vai estar em exibição “Febre Tropical”. Marrocos também entra no ciclo de cinema, no dia 21 de abril, com a exibição de “Muito Amadas”. No dia 28 de abril é a vez de “O Pantano”, que retrata a vida numa província da Argentina.

As sessões têm lugar na Faculdade de Belas Artes, todas as quinta-feiras, às 21h00. No final de cada sessão haverá espaço para debater o lugar dos estudantes internacionais na Universidade.

A entrada é livre.