lobo ibérico

O lobo será uma das espécies cuja conservação em discussão durante o seminário. (Foto: DR)

Dez investigadores de reconhecido mérito internacional vão passar no próximo dia 3 de novembro pelas instalações do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO), no Campus de Vairão, para falar sobre as quatro espécies de grandes carnívoros que ocorrem no continente Europeu (Lobo, Urso, Lince-euroasiático e Glutão). O palco das palestras será o seminário “Conserving large-carnivores in a crowded Europe”.

Este simpósio chega a Portugal no âmbito da Reunião Anual do “Large Carnivore Initiative for Europe”, um grupo de especialistas em Grandes Carnívoros da International Union for Conservation of Nature / Species Survival Commission (UICN/SSC), que juntará no CIBIO-InBIO 30 investigadores oriundos de 20 países europeus.

Este evento reveste-se de grande importância, uma vez que a conservação de grandes carnívoros é um tópico que tem merecido uma atenção crescente por parte da comunidade científica internacional e de gestores de vida selvagem, face à recente expansão populacional destas espécies e ao frequente conflito com as atividades humanas.

A participação no seminário é aberta ao público em geral. As apresentações serão proferidas em Inglês.