Porto Business School - novo edifícioNos próximos dias 17 e 18 de outubro, sexta-feira e sábado, CEO portugueses e estudantes do The Magellan MBA da Porto Business School vão juntar-se para uma inesperada aula de vela no Rio Douro. O ponto de encontro será o “Sailling for effective communication and team performance”, nome do programa desenvolvido pela NABIA e que compõe o curriculum do The Magellan MBA da escola de negócios da Universidade do Porto.

Num ambiente caracterizado pelas adversidades da navegação – em analogia à realidade empresarial –, Paulo Azevedo, CEO da Sonae; João Nuno Macedo Silva, CEO da RAR; Rui Ramada, diretor da F. Ramada; Maria Manuela Marques, diretora da IBERSOL; Pedro Pires de Lima, administrador da Velas Pires de Lima e Rui Amorim de Sousa, CEO da Cerealis, vão acompanhar as equipas numa competição no rio Douro, que colocará à prova as capacidades dos Magellan MBA. No final da competição, os CEO – que são também alumni da Porto Business School – vão estabelecer um paralelismo entre as dificuldades vividas no barco e o contexto real das empresas, partilhando algumas das suas experiências e dando alguns conselhos para enfrentarem situações semelhantes.

Fora das formais salas de aula, esta atividade outdoor visa então o desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas em ambientes de pressão. O programa ”Sailling for effective communication and team performance” – também denominado “Sailling with a CEO” – foi distinguido, em 2013, pela Association for MBAs (AMBA), na categoria MBA Innovation Award.

No ano de 2014/2015, o The Magellan MBA conta com cerca de 25 estudantes inscritos, com uma média de idades de 29 anos e com um background académico muito diverso – psicologia, comunicação, engenharia, biologia, direito, veterinária, artes, entre outros. Considerado o MBA com a turma mais internacional em Portugal, o The Magellan MBA recebe, este ano, alunos da Síria, Egito, Canadá, México, África do Sul, Moçambique, Gana, Marrocos, Georgia e Estados Unidos da América.

Além das duas acreditações internacionais – pelo EFMD e pela AMBA – o The Magellan MBA é considerado, de acordo com o ranking ‘MBA Rising Stars 2012’, o quarto melhor programa de MBA do mundo e um dos melhores 10 da Europa, de acordo com a ‘CEO Magazine (2012)’.