Parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto é um dos “segredos” por detrás de mais uma distinção do CHP. (Foto: DR)

O Centro Hospitalar do Porto (CHP), parceiro de longa data do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), foi considerado pela quinta vez consecutiva como o melhor hospital público e universitário de entre os grandes hospitais do país. ​​​​​​A distinção foi feita pela multinacional espanhola IASIST, que volta assim a colocar o CHP na liderança do “TOP 5 – da excelência dos Hospitais Portugueses”, divulgado na passada terça feira, em Lisboa.

Este “ranking”, que visa premiar os hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que apresentaram os melhores resultados clínicos ao longo do ano, é realizado anualmente com base nos indicadores de eficiência produzidos pela Administração Central do Sistema de saúde (ACSS). A avaliação deste ano incidiu sobre mais de 800 mil processos clínicos de doentes que tiveram alta hospitalar em 2017, e teve em conta aspetos como o tempo de internamento antes e depois de uma cirurgia, a possibilidade de uma cirurgia de ambulatório, e indicadores de qualidade como a mortalidade, as complicações e readmissões. A estas dimensões acresce a dos custos: custo por doente padrão e a relação entre médico e doente padrão, bem como o número de enfermeiros por doente padrão.

O Hospital de Santo António é um dos organismos que integram o CHP. (Foto: DR)

No que toca aos grandes hospitais (Grupo E), o Centro Hospitalar do Porto – do qual fazem parte o Hospital de Santo António, o Centro Materno-Infantil do Norte Dr. Albino Aroso, o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e o Centro de Genética Médica Doutor Jacinto de Magalhães – voltou assim a conquistar o primeiro lugar, seguido do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e do Centro Hospitalar Universitário de São João, ao qual está ligada a Faculdade de Medicina da U.Porto.

Os hospitais do Norte são, de resto, os grandes dominadores dos prémios atribuídos pela IASIST. Entre os melhores do ano destacam-se ainda o Hospital de Braga (grupo D – hospitais de média- grande dimensão), o Hospital de Cascais (grupo C – hospitais de média dimensão), o Hospital Distrital da Figueira da Foz (grupo B – hospitais de pequena dimensão e a A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho (grupo das ULS).

Este desempenho do CHP – do qual fazem parte o Hospital de Santo António, o Centro Materno-Infantil do Norte Dr. Albino Aroso, Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e Centro de Genética Médica Doutor Jacinto de Magalhães – é indissociável da pareceria existente desde há pelo menos três décadas com o ICBAS, que se repercutiu no consórcio existente com o Centro Académico Clínico ICBAS-CHP e, ainda, com o centro Hospitalar Universitário do Porto.

A distinção atribuída pela IASIST vem por isso realçar o grau de excelência alcançada por ambas as instituições do Porto: o CHP pelos indicadores de qualidade e o ICBAS pelos projetos de investigação e pela capacidade de atração de estudantes.