Colaboração entre o CHP e o ICBAS foi reforçada recentemente com a criação do Centro Hospitalar Universitário do Porto. (Foto: DR)

O Centro Hospitalar do Porto (CHP), parceiro de longa data do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), foi considerado pelo quarto ano consecutivo o melhor hospital público e universitário do país, de acordo com última edição do“TOP 5 – A excelência dos Hospitais Portugueses”, realizado pela multinacional espanhol IASIST.

Este estudo, que visa premiar os hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que apresentaram os melhores resultados clínicos ao longo do ano, é realizado anualmente com base nos indicadores produzidos pela Administração Central do Sistema de saúde (ACSS). A avaliação das unidades hospitalares incide sobre domínios como a qualidade assistencial (índices de mortalidade, de complicações, de readmissões e de cesarianas), eficiência (índices de demora média, de cirurgia ambulatória, número de doentes por médico e por enfermeiro e custos operacionais por doente padrão) e adequação.

O desempenho do CHP – do qual fazem parte o Hospital de Santo António, o Centro Materno Infantil do Norte e o Hospital Joaquim Urbano – foi duplamente distinguido com os dois primeiros prémios atribuídos este ano pela IASIST: o Prémio Consistência, uma espécie de prémio de carreira que distingue os hospitais que se mantém nos primeiros lugares nos últimos três anos; e o Prémio Evolução Clínica, destinado a hospitais que mostram grande progresso nos resultados.

O excelente desempenho do CHP no “TOP 5 – A excelência dos Hospitais Portugueses” é indissociável da parceria existente desde há pelo menos três décadas com o ICBAS, traduzida na criação, em 2015, do consórcio Centro Académico Clínico ICBAS-CHP. Mais recentemente, a colaboração entre as duas instituições foi reconhecida e reforçada com a criação do Centro Hospitalar Universitário do Porto, que permitiu alterar o estatuto do CHP por parte do Ministério da Saúde.

Esta distinção reconhece assim o grau de excelência alcançada por ambas as instituições do Porto: o CHP, pelos seus indicadores de qualidade, e o ICBAS, pelos seus projetos de investigação e pela capacidade de atração de estudantes.