A missão do CSB passa por criar ambientes educacionais imersivos, proporcionando o treino e a formação prática de estudantes e profissionais de saúde nos vários domínios dos cuidados de saúde. (Fotos: Egídio Santos/U.Porto)

O Centro de Simulação Biomédica (CSB) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) celebrou 13 anos de existência no passado dia 13 de dezembro, assinalando a data com a divulgação de um site renovado e reestruturado.

Desde a sua fundação, em 2003, aquele que foi o primeiro Centro de Simulação Biomédica constituído por uma escola médica portuguesa “já treinou mais de 3.200 estudantes de medicina e 1.200 profissionais de saúde em áreas tão diversas como a ginecologia e obstetrícia, urologia, neonatologia e pediatria, anestesiologia e cuidados intensivos, trauma, farmacologia, ou a medicina dentária”.

Em 2015, o CSB passou a contar com um espaço de 300 m2 dividido em salas de habilidades clínicas, consultórios de comunicação clínica, salas de simulação avançada, sala de debriefing e uma sala que recria um espaço doméstico para o treino de situações de emergência no domicílio. As valências do Centro incluem ainda dois equipamentos de simulação avançada que, mimetizando os sinais vitais e físicos de um paciente real, permitem o treino de várias intervenções terapêuticas como a entubação, desfibrilhação, entre cenários de emergência nas áreas de anestesia, cuidados intensivos e obstetrícia.

Este é também o único Centro em Portugal com formação creditada em Instrutores de Simulação Clínica.

O novo site do CSB pode ser consultado em http://simulacao.med.up.pt/