Centro de investigação de saúde lançado no Porto

Cerimónia de apresentação marcada para 23 de junho, às 14h, na FMUP

Esta segunda-feira, dia 23 de junho, vai ser apresentado na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) um grande centro de investigação cuja missão será encontrar respostas e soluções, no curto prazo, para problemas de saúde concretos, sem nunca perder de vista a relação custo/eficácia.

Para isso, a FMUP vai assinar um protocolo de colaboração com as Universidade de Aveiro e do Algarve, para além do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), do Instituto Superior de Engenharia e da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

No total, o novo centro – designado CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde) – vai juntar mais de cem doutorados (metade dos quais são médicos em plena atividade clínica!), em 16 grupos de investigação que vão trabalhar em 4 grandes linhas temáticas: Investigação Clínica e Serviços de Saúde; Neurociências e Envelhecimento Ativo; Diagnóstico, Doença e Terapêutica; e Dados e Métodos.

O objetivo é dotar este centro de dimensão, conhecimento e diversidade suficiente para promover uma abordagem multidisciplinar aos problemas de saúde para os quais se procurará encontrar respostas válidas, de curto prazo e financeiramente viáveis.

De acordo com Altamiro da Costa Pereira, responsável pela criação deste centro que “irá desenvolver investigação básica e aplicada no desenvolvimento e validação de tecnologias e conhecimento para a melhoria dos Serviços de Saúde”, o CINTESIS possui um “desenho em rede, envolvendo cinco polos de investigação distribuídos por todo o país, que deverá provar ser mais eficiente, científica e economicamente, que o tradicional modelo centrado em grandes laboratórios, localizados num único ponto geográfico, já que capitaliza e partilha os recursos instalados nas diversas instituições de ensino envolvidas”.

A cerimónia de apresentação pública no CINTESIS vai decorrer no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP, entre as 14 e as 16 horas do dia 23 de junho, e contará com a presença de Sebastião Feyo (reitor eleito da U.Porto), Luís Valente (coordenador executivo do painel das Ciências da Vida e da Saúde da FCT) e José Agostinho Marques (diretor da FMUP), entre outros.