Projeto criado pela Claan foi considerado um dos designs mais inspiradores do ano pelos principais criativos do mundo.

Entrou num edifício público e precisa de encontrar um gabinete específico. O mais comum é seguir-se um “pesadelo” na forma de um labirinto de placas insípidas e pouco compreensíveis. Mas imagine que esses caminho é traçado por números coloridos em tamanho XXL, setas e desenhos atrativos. Tudo isso pode ser encontrado no Centro de Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), cuja sinalética acaba de ser incluída pela prestigiada revista “Computer Arts” no seu “Graphic Design Annual 2014”.

 Lançada em dezembro de 2013, esta publicação procura “celebrar o melhor design gráfico do mundo” através da reunião de uma coleção de projetos internacionais de design de excelência que poderão constituir “fonte essencial de inspiração” para este ano criativo. A escolha deste ano coube a mais de 30 dos principais designers e criativos de todo o mundo (casos de Ben Bos, Paula Scher e Eddie Opara) e inclui espaços com o Google Web Lab (Londres), o Public Theatre Lobby (New York) e  o AGI Open (Londres).

O Centro de Inovação do UPTEC surge ao lado de outros projetos internacionais de design de excelência.

O projeto de sinalética do Centro de Inovação do UPTEC foi criado pela Claan, estúdio criativo incubado no parque empresarial da U.Porto. Na sua origem esteve a procura de um conceito que comunicasse o lado criativo e emocionante da ciência, e transformou corredores enfadonhos e sem brilho num espaço com cor e gráficos evasivos, fazendo uso da ilusão anamórfica. Para isso, a Claan desenhou um sistema que comunica de uma forma simples e percetível os valores do UPTEC e da Universidade do Porto: dinamismo, investigação, inovação e tecnologia.

Para o desenvolvimento do projeto, a empresa teve em foco “o utilizador do espaço, o habitante e o visitante, e a sua interação com a arquitetura e usabilidade do espaço interior. Através dos grafismos e da tipografia que compõem o projeto de sinalética, quisemos puxar os limites da perceção e transformámos o edifício num objeto de comunicação interativo, que é também uma espécie de facilitador da interação entre os utilizadores”, explicam os promotores da Claan: Clara e Andreas.

Centro de Inovação do UPTEC foi inaugurado em outubro de 2012 (ver fotogaleria) e conta hoje com 16 empresas nacionais e internacionais instaladas (Adjust Consulting, AMT,  ARCP, Casas em Movimento, HIS, HPS, ImergeU, EFACEC, InovRetail, ISA, RVLP, SemasioShiftforward, Sonae Indústria, N2Build e Whizztek). O objetivo passa por proporcionar-lhes o espaço e infraestruturas tecnológicas ideais para sediar e operacionalizar as suas actividades de Inovação, beneficiando ainda das sinergias com os departamentos de I&D+i e Institutos de Interface da U.Porto, assim como da proximidade de recursos humanos altamente qualificados.